quarta-feira, 14 de março de 2012

EMPREENDEDORISMO APREENDE EM ESCOLA TAMBÉM

Chilenos aprendem sobre pedagogia empreendedora "Tudo aqui é limpinho, organizado. As pessoas gostam do que fazem. Isso é muito positivo" Lorena Del Carmen Páez, professora no Chile Trocas de experiências e de conhecimentos. Foi com esse objetivo que um grupo de nove educadores chilenos estiveram esta semana em Sorocaba. A intenção deles é desenvolver um projeto de pedagogia empreendedora para alunos da educação infantil de Huasco, região do Atacama, como já acontece na rede municipal sorocabana. Os profissionais foram selecionados num curso desenvolvido pelo Programa Territorial Integrado (PTI) de Corporação para Fomento e Desenvolvimento (Corfo) de Huasco, órgão do governo federal chileno para manutenção e desenvolvimento social.

O grupo visitou Sorocaba por sugestão do mineiro Fernando Dolabela, criador do sistema de pedagogia empreendedora, desenvolvido na cidade desde 2006. "Eu conheci o Fernando numa palestra no Chile e ele mesmo sugeriu que viéssemos para Sorocaba, onde o programa é melhor desenvolvido dentro do país", contou Rosa Vicenzot Miranda, executiva do PTI Corfo. Segundo ela, 30 professores da rede pública de Huasto foram selecionados por desempenho em sala de aula para participar do curso de empreendedorismo. Os sete que mais se destacaram foram premiados com a viagem ao Brasil.

Além de Rosa, a representante do Ministério da Educação do Chile na província de Huasco, Verônica Varela, também se uniu ao grupo para acompanhar a experiência. "Quando voltarmos ao Chile faremos relatórios que, juntos, darão início ao programa que deve, primeiramente, ser desenvolvido na região de Huasco. Se der certo e o governo gostar, pode ser que seja ampliado para o território nacional", observou. Os chilenos conheceram o Polo de Desenvolvimento e Inovação (Podi), a Incubadora de Empresas de Sorocaba (Intes), a Secretaria de Relações do Trabalho (Sert) - onde é desenvolvida política pública de empreendedorismo -, o Sebrae e o Ceagesp.

O grupo também visitou o Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", a Câmara Municipal, onde foram homenageados, e a Escola Municipal Matheus Maylasky, onde participaram de uma aula da pedagogia empreendedora com os alunos. Ontem estiveram no jornal Cruzeiro do Sul e foram recebidos pelo presidente da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Laelso Rodrigues. Quem gostou foi a professora Lorena Del Carmen Páez, que elogiou a cidade e a hospitalidade local. "Tudo aqui é limpinho, organizado. As pessoas gostam do que fazem. Isso é muito positivo." Em Sorocaba a Pedagogia Empreendedora beneficia cerca de 40 mil crianças e jovens da rede pública. (Leila Gapy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário