quarta-feira, 14 de março de 2012

MULHER EMPREENDEDORA EM SANTA CATARINA

Em Joinville, cinco projetos fazem parte da assessoria do Instituto Consulado da Mulher.

Nos últimos dois anos, os empreendimentos assessorados pelo Programa Mulher Empreendedora, iniciativa do Instituto Consulado da Mulher, ação de responsabilidade social da marca Consul, ampliaram em 102% seu rendimento médio desde o início da assessoria, em fevereiro de 2010, em todo o Brasil. Entre os fatores que contribuíram para o aumento da renda, destacam-se as melhorias na gestão e na comercialização dos produtos, trazendo ainda mais qualidade às negociações realizadas pelas empreendedoras de Santa Catarina e do Brasil. Em Joinville, os cinco empreendimentos assessorados pelo Consulado, geraram juntos em 2011 R$ 395.232,00.

Este Programa do Consulado da Mulher tem como objetivo assessorar mulheres de baixa renda na geração de recursos por meio da implantação e gestão de pequenos negócios, motivando o empreendedorismo e proporcionando melhores condições de vida a elas e suas famílias. Um exemplo de sucesso em Santa Catarina é o Jacatirão Café e Arte, uma cafeteria localizada no centro de Joinville que uniu artesanato e alimentação em um espaço empreendedor inusitado, onde os clientes podem se deliciar com cafés, observar obras de arte e comprar artesanatos regionais.

O espaço, com nome derivado de uma árvore símbolo da cidade, surgiu após uma oportunidade lançada às empreendedoras, que aceitaram o desafio de fazer um ambiente acolhedor, com o intuito de trabalhar com o que nutre corpo e o olhar. Entre os produtos comercializados estão lanches prontos, sorvetes, bebidas, além de chaveiros, toalhas e almofadas, tudo artesanal.

Com a assessoria do Consulado da Mulher, Luciana Hickenbick e Jucelei Helena de Oliveira, aprenderam a gestão dos produtos, a comercialização e o gerenciamento dos negócios. Para Jucelei, o Jacatirão “é a realização de um sonho: ter um espaço real de comercialização, com os desafios do cotidiano, e no centro da cidade, é uma oportunidade de crescer como empreendedora e de ampliar a renda familiar”, diz.

Localizado nas cidades de Manaus, Joinville, Rio Claro e São Paulo, os diversos empreendimentos do Programa Mulher Empreendedora alcançaram, em 2011, 447 mulheres, obtendo uma renda média anual de R$ 384 reais por empreendedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário