terça-feira, 13 de março de 2012

SEMANA EMPREENDORA EM MACÉIO

O programa Sebrae nos Territórios da Cidadania iniciou as atividades do ano nessa quarta-feira (7), no município de Murici, com o evento Ação Empreendedora. A noite de abertura contou com muitos empresários locais, que buscaram informações e orientações para iniciar ou ampliar seus pequenos negócios. As atividades na cidade seguem até sexta-feira (9) com oficinas,cursos e orientações.

O programa, que será desenvolvido em 23 cidades, também atenderá alguns bairros da capital. De acordo com o gestor dessas ações no Sebrae em Alagoas, Ronaldo Moraes, as atividades fazem parte do programa do governo federal e se dividem em atendimento individual - principalmente com o Negócio a Negócio - em orientações setoriais -com direcionamentos voltados para as áreas de comércio e feiras livres - e em ampliação do ambiente legal.

“Além de ajudar os empresários com informações, também estamos incentivando as prefeituras para a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, desburocratizando processos e reduzindo taxas municipais para formalização”, esclareceu Ronaldo.

A Sala do Empreendedor em Murici, que está prestes a completar um ano de atividade, é um bom exemplo de que ações integradas fortalecem o desenvolvimento do empreendedorismo. A cidade já comporta mais de 385 Empreendedores Individuais. Comparado ao passado, o número representa um aumento de mais de 200%.

“Isso se deve muito ao incentivo fiscal e tributário da prefeitura, implementando a Lei Geral, com agentes de desenvolvimento e compras governamentais de pequenos negócios da própria região. Somente para exemplificar, aqui, os empresários têm redução de IPTU e, em alguns casos, isenção de ISS”, declarou a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas, Izabel Vasconcelos.


Oportunidade

Depois de atuar durante 12 anos na informalidade, o paisagista José Carlos enxergou na legalização uma oportunidade para crescer. Ao iniciar no Programa de Educação Tutorial (PET) do governo, não imaginava se tornar Empreendedor Individual ou, sequer, proprietário de micro empresa, classificação conquistada em menos de um ano de formalização e exibida com orgulho para a população de Murici.

Inspirada nesses exemplos, a diretora técnica do Sebrae em Alagoas, Renata Fonseca, classificou a ação empreendedora em Murici como uma oportunidade da população aproveitar mais de perto alguns serviços e produtos da instituição, pensados para o pequeno empresário. “Tirar as pessoas da informalidade e contribuir para uma distribuição de renda mais igualitária é o intuito do Sebrae, afinal, são os pequenos empreendedores os maiores empregadores dos municípios”, declarou Renata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário