O programa, que será desenvolvido em 23 cidades, também atenderá alguns bairros da capital. De acordo com o gestor dessas ações no Sebrae em Alagoas, Ronaldo Moraes, as atividades fazem parte do programa do governo federal e se dividem em atendimento individual - principalmente com o Negócio a Negócio - em orientações setoriais -com direcionamentos voltados para as áreas de comércio e feiras livres - e em ampliação do ambiente legal.
“Além de ajudar os empresários com informações, também estamos incentivando as prefeituras para a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, desburocratizando processos e reduzindo taxas municipais para formalização”, esclareceu Ronaldo.
A Sala do Empreendedor em Murici, que está prestes a completar um ano de atividade, é um bom exemplo de que ações integradas fortalecem o desenvolvimento do empreendedorismo. A cidade já comporta mais de 385 Empreendedores Individuais. Comparado ao passado, o número representa um aumento de mais de 200%.
“Isso se deve muito ao incentivo fiscal e tributário da prefeitura, implementando a Lei Geral, com agentes de desenvolvimento e compras governamentais de pequenos negócios da própria região. Somente para exemplificar, aqui, os empresários têm redução de IPTU e, em alguns casos, isenção de ISS”, declarou a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas, Izabel Vasconcelos.
Oportunidade
Inspirada nesses exemplos, a diretora técnica do Sebrae em Alagoas, Renata Fonseca, classificou a ação empreendedora em Murici como uma oportunidade da população aproveitar mais de perto alguns serviços e produtos da instituição, pensados para o pequeno empresário. “Tirar as pessoas da informalidade e contribuir para uma distribuição de renda mais igualitária é o intuito do Sebrae, afinal, são os pequenos empreendedores os maiores empregadores dos municípios”, declarou Renata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário