terça-feira, 13 de março de 2012

Programa fomenta empreendedorismo rural no Vale do Ribeira



Melhoria do produto, da gestão e do desempenho no mercado. Estes são os objetivos do AgroSebrae, iniciativa do Sebrae em São Paulo para atender ao produtor rural por meio de capacitação com orientação em gestão empresarial, qualidade total, boas práticas agrícolas, acesso a mercados e outros temas. No estado de São Paulo, o programa já beneficia 3,7 mil empreendedores nas cadeias do leite e derivados, apicultura, cachaça, fruticultura, cafeicultura, floricultura, olericultura, ovinocultura, vitivinicultura e piscicultura.

“Os consumidores estão mais exigentes com a qualidade dos produtos e sua procedência. O valor dos insumos tem aumentado, bem como a concorrência. É um grande desafio se adaptar a esta realidade para permanecer no mercado. O programa AgroSebrae vem ao encontro desta necessidade, apoiando os agricultores para tornarem seus negócios competitivos, melhorando o produto, a gestão e o mercado”, ressalta Claudia Noemi Gervasio Bilche, gerente do Escritório Regional do Sebrae. As ferramentas oferecidas pelo programa aos participantes são: dias de campo, palestras, projeto Sebrae Móvel, consultoria tecnológica, Programa Qualidade Total Rural e Central de Negócios.

As atividades Dias de Campo, palestras e a visita do Sebrae Móvel compõem uma série de ações de atendimento ministradas por consultores especializados em gestão, com destaque para planejamento, controles financeiros e adequação das propriedades rurais do ponto de vista trabalhista e ambiental. Já a consultoria tecnológica leva informações, por meio de visitas individuais dos técnicos do Sebrae, às propriedades, sobre novas tecnologias para aumento da produção, redução de custos e boas práticas agropecuárias. A iniciativa envolve ainda questões ambientais e sociais.

Qualidade Total

O Programa Qualidade Total Rural foca a implantação da gestão e a organização da propriedade rural. Os empresários recebem orientações sobre gestão do negócio, qualidade no atendimento, planejamento estratégico e organização da propriedade, com informações sobre higiene, limpeza e descarte de materiais. A Central de Negócios auxilia na organização das compras e nas vendas conjuntas de insumos e serviços comuns aos negócios e melhora a logística para redução de custos e maior poder de negociação junto aos compradores.

Os interessados em participar do programa devem ser empresários de agroindústrias ou produtores rurais formalizados com propriedades de até cem hectares de área total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário