quinta-feira, 10 de maio de 2012

COOPERATIVISMO NO MATO GROSSO SÓ CRESCE

“Os pequenos e médios agricultores terão que se tornar grandes”. Esta afirmação foi feita pelo diretor executivo da Aprosoja, Marcelo Duarte, durante palestra do Circuito Aprosoja, realizado na manhã desta terça (08), no município de Vera, região norte de Mato Grosso.
Segundo Duarte, o crescimento dos pequenos e médios negócios não significa, propriamente, o aumento do negócio, mas sim a união, no modelo de cooperativismo, entre os produtores para terem mais oportunidades e condições de competir no mercado.

“A concentração e expansão dos grandes grupos no mercado de soja é uma tendência, impulsionados pela eficiência, escala, competitividade e economicidade, e isto vai exigir que os pequenos e médios produtores se unam para continuar na atividade com eficiência e rentabilidade nos negócios”, destacou Marcelo Duarte.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Vera, Benício Boeing, o município cultiva aproximadamente 130 mil hectares com soja e cerca de 90 mil com milho segunda safra. “A média das propriedades é de 1.500 hectares, somos na grande maioria pequenos e médios produtores. Por isso, as informações trazidas pela Aprosoja foram fundamentais para nosso município, para os agricultores daqui”, ressaltou Boeing.

O delegado da Aprosoja do Núcleo de Vera, Cayron Giacomelli, afirmou que no cenário atual o produtor tem que ter ‘um olho na lavoura e outro no mercado’. “Informação e planejamento representam muito dentro do negócio. Cada vez mais o produtor enxerga que para ter rentabilidade ele precisa ter acesso a informações estratégicas, participar de eventos como o Circuito Aprosoja, e se profissionalizar”, afirmou Giacomelli.

O presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, ressaltou que a entidade possui o Programa de Fomento às Cooperativas – Cooprosoja. “É preciso se antecipar aos movimentos do mercado e a Aprosoja está atenta a estas tendências e por isso criou o Cooprosoja, que vai prestar auxilio aos produtores que quiserem se organizar em cooperativas nos moldes das que já existem no estado e são referência neste sentido, como, por exemplo, a Coacen, de Sorriso, a Unicotton, de Primavera, e várias outras experiências de sucesso ”.

O Circuito Aprosoja está na 7ª edição e tem o objetivo de levar palestras aos produtores com a intenção de auxilia-lo no planejamento da próxima safra. Esta semana o Circuito vai percorrer as cidades da região norte, ao longo da BR-163. Depois de Vera, a próxima cidade a receber o evento é Sorriso, nesta terça, às 18h, no Sindicato Rural. Acesse o endereço www.circuitoaprosoja.com.br e confira a programação completa.

O Circuito Aprosoja é um evento da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e patrocínio das empresas Intacta, Syngenta, Basf, Sicredi e Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário