quinta-feira, 10 de maio de 2012

EM RIO BRANCO APROVA PROJETO DE LEI SOBRE COOPERATIVISMO RE

Foi aprovado na sessão desta quinta-feira, 10, na Câmara Municipal de Rio Branco, o projeto de lei que institui a política municipal do cooperativismo em Rio Branco e estabelece novas diretrizes para o setor.
O autor do projeto, o vereador Gabriel Forneck (PT), avalia positivamente a aprovação, que recebeu apoio unanime dos vereadores. “As cooperativas são sociedades de pessoas que unem voluntariamente e estão muito bem organizadas, prezam pelo resultado econômico, desenvolvimento social e melhoria na qualidade de vida, com isso nada mais justo que regulamentamos políticas dos cooperados de Rio Branco”.
A instituição das políticas municipal de cooperativismo tem como objetivo o desenvolvimento no município de Rio Branco, o poder executivo atuará de forma a estimular as atividades já existentes bem com o de grupos interessados em constituir novas cooperativas.
Além disso, a política de cooperativistas municipais garante a sustentabilidade e continuação do crescimento do ramo, pois segundo pesquisas, Rio Branco concentra cerca de 90% das cooperativas acreanas, em suas grandes maiorias voltadas à agregação de pessoas carentes buscando meios de produção, renda familiar básica e comércio.
O projeto prever também educação aos cooperados e as escolas municipais de ensino fundamentais e médias, podem incluir em suas grades curriculares, conteúdos e atividades relativas ao empreendedorismo e cooperativismo, abrangendo ainda, o funcionamento, a filosofia, a gestão e a operacionalização do cooperativismo.
Depois de sancionado pelo prefeito Raimundo Angelim, o projeto será encaminhado para a redação final. Para o autor do projeto, Gabriel Forneck (PT), o número de assento preferencial é insuficiente para atende a demanda. “Por esta razão faz necessário darmos também prioridade a uma pequena parcela onde muitas vezes eles são alvos de preconceito e exclusão, principalmente os deficientes que ganharão mais direitos de inclusão social e justiça”, ressalta.
O projeto já foi aprovado pelo prefeito, depois de votado pelos vereadores, será encaminhado ao setor jurídico da câmara para redação final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário