sábado, 13 de julho de 2013

1ª Feira do Comércio Solidário de Teresina ocorre até sexta no centro

 


 

 
Texto: A- A+
A I Feira do Comércio Justo e Solidário de Teresina teve início na manhã desta quinta-feira (20) com uma programação bastante diversificada e com a presença de mais de 100 empreendedores de 14 municípios do Estado que estarão expondo e comercializando seus produtos na Praça Rio Branco até esta sexta-feira (21).


O evento realizado pelo Fórum Estadual de Economia Solidária (Feespi), e pelo Projeto Nacional de Comercialização Solidária em parceria com vários órgãos governamentais e não governamentais, objetiva promover e estimular o consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos de economia solidária, tendo em vista a capacidade que possuem em gerar trabalho e renda, e ao mesmo tempo, distribuir de forma justa a riqueza que geram.

Representando o Governo do Estado, a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), uma das grandes parceiras da Feira e responsável por sua organização, participa do evento, expondo os principais projetos no âmbito da Economia Solidária, como ProJovem Trabalhador, Qualifica Piauí, Piauí que Trabalha, Incubadora de Talentos e a Agência de Empreendedorismo.

Dando as boas-vindas aos empreendedores e visitantes do evento, a secretária do Trabalho, Larissa Maia, esteve na praça, onde ressaltou a importância da feira. “A  Economia Solidária é um negócio inclusivo, baseado no preço justo para quem produz e para quem compra e foi com esse critério que nós, junto ao Governo do Estado, nos organizamos para que a feira acontecesse, divulgando e promovendo os empreendimentos e provando que a economia solidária é uma alternativa de carreira e geração de renda” diz.

Também ressaltando a importância da Economia Solidária para o Piauí, o escritor e poeta Rubervam du Nascimento, marcou presença no 1º dia de Feira. “O momento é, sobretudo, emblemático. Estamos aqui dizendo que existimos e que um mundo habitado por uma sociedade que vive em conjunto, é possível. Que é possível gerar renda e sustentar nossos filhos sem acúmulos de riquezas e individualismo, através da Economia Solidária”, declara.

Durante os dois dias, a Praça Rio Branco será palco de exposição e comercialização de produtos da área de confecção, artesanato, biojoia e agricultura familiar. Dentre eles, os doces, a cajuína, o sabão líquido e os remédios caseiros produzidos pelo Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CMTR-PI), que trouxe ao evento representantes de 7 municípios. “O Coletivo tem como objetivo empoderar a mulher empreendedora e incentivá-la para que gere sua própria renda. Sendo assim, não poderíamos faltar a esse encontro que une grupos de objetivos em comum e dá uma grande visibilidade aos nossos produtos”, diz a coordenadora da Coletiva, Maria José.

Além da exposição e comercialização dos produtos, será realizada na I Feira Solidária, a Plenária Estadual de Economia Solidária, encontro que irá reunir gestores dos órgãos estaduais, empreendimentos e entidades em rodas de conversas. A ocasião também contará com o Leilão Solidário e reunirá no Café Prosa, representantes dos Bancos Comunitários de Pedro II e Cáritas –PI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário