sábado, 13 de julho de 2013

Cooperativismo mais sólido no Amazonas

 

O cooperativismo no Amazonas chega ao estado de amadurecimento. Isso é o que aponta o superintendente do Sistema OCB/Sescoop do Amazonas, Adriano Fassini. “Temos observado que, nos últimos anos, mesmo com a existência da crise econômica, o cooperativismo tem conquistado solidez, inclusive as do ramo de crédito e, são essas que mais têm faturado no setor”, afirma.
Hoje, no Estado, são ao todo 144 cooperativas ativas, de 13 ramos diferentes, congregando 17 mil cooperados e que envolvem indiretamente aproximadamente 50 mil pessoas. “A maior parte das cooperativas é de agropecuária. São 54 delas distribuídas em 37 municípios do Amazonas”, disse o superintendente.
O superintendente do Sistema salienta que a difusão do tema cooperativismo tem permitido a ampliação de segmentos, entre eles, a industrialização do cupuaçu, produção e exportação do guaraná para França, e a de consumo, neste caso último caso foi a criação da cooperativa dos estabelecimentos que ficam situados no calçadão da Ponta Negra, o que tem permitido que eles realizem compra de matéria-prima com preços mais em conta.
Fassini aponta que a tendência para o segundo semestre do ano é de crescimento contínuo, devido a intensificação de qualificação para cooperados. “Essa semana, por exemplo, estaremos lançando dois programas de apoio a gestão de cooperativas com o objetivo de consolidar o meio econômico”, revelou
Inaugural no mundo e no Brasil
A primeira cooperativa do mundo surgiu em Rochdeale (Inglaterra), em 21 de dezembro de 1844, formada por 28 tecelões. No Brasil, em 1847, criada pelo francês Jean Maurice Faivre, no Paraná, inspirada em Charles Fourier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário