quarta-feira, 2 de abril de 2014

Alagoas ganha mais uma cooperativa de crédito e fortalece segmento

 

A diretoria executiva da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas participou, na noite da última sexta-feira (28), da cerimônia de inauguração da primeira agência da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários da Região Metropolitana do Agreste Alagoano. A instituição integra o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e por isso leva o mesmo nome, sendo denominada Sicoob Agreste Alagoano.

A nova instituição é a primeira cooperativa voltada para o segmento empresarial de Alagoas. O presidente do Sistema Fecomércio Alagoas e também presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Agreste, Wilton Malta, disse que a inauguração da cooperativa em Arapiraca é a realização de um sonho que vem sendo planejado há quase uma década. "Essa cooperativa já nasce com 108 associados. Quero agradecer a cada um de vocês que ajudou a tornar esse sonho uma realidade", disse.

Segundo Malta, a meta agora é levar a cooperativa para mais municípios da região, abrindo ainda neste semestre mais dois postos de atendimento. “A nossa expectativa é de que a gente possa atender, cada vez mais, uma gama maior de empresários e até mesmo o microempresário. Com isso, queremos trazer para o nosso meio a essência do cooperativismo, deixar de ser individualista e começar a dividir a responsabilidade social”, ressaltou.

Desenvolvimento regional
De acordo com o estatuto da cooperativa, podem participar do Sicoob os empresários, empregados e pessoa física prestadores de serviço em caráter não eventual, ou seja, efetivos às entidades associadas à cooperativa. Podem participar ainda os aposentados que, quando em atividades, eram empresários.

Para o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a instalação de uma cooperativa como esta é um grande feito histórico que garantirá o fortalecimento da economia da região. “A meta da Desenvolve é auxiliar e cooperar com o fortalecimento das cooperativas de crédito em Alagoas e a inauguração da Sicoob Agreste é exatamente a comprovação do quanto o Estado vem crescendo e se beneficiando com o endossamento do cooperativismo”, enfatizou.

A área de atuação da nova instituição financeira será a região metropolitana do agreste alagoano que compreende os municípios de Arapiraca, Belém, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Jaramataia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Olho D’Água Grande, Palmeira dos Índios, São Brás, São Sebastião, Tanque D’Arca, Taquarana e Traipu.

As cooperativas de crédito Sicoob, são instituições financeiras regulamentadas pelo Banco Central do Brasil e já somam mais de 2 mil cooperativas no país. Elas trabalham com produtos e serviços similares aos do mercado oferecidos pelo sistema financeiro, a exemplo de poupança, conta corrente, cobrança, investimentos, empréstimo, capital de giro, crédito pessoal, financiamento de veículo, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário