terça-feira, 1 de abril de 2014

Mais de 70 pessoas participam da Pré-Conferência em Rio Claro

 



 
 


A Pré-Conferência que antecede a realização da 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária de Rio Claro ocorreu na última quarta-feira (26) e levou mais de 70 pessoas ao auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). Compareceram ao evento Empreendimentos Econômicos Solidários, empreendedores informais, entidades socioassistenciais, representantes de escolas, 20 usuários e a equipe do Centro de Atenção Psicossocial, entre outros interessados no debate.

Dentre as autoridades presentes estavam a secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira, a vereadora Raquel Picelli e os presidentes dos conselhos municipais de Ação Social, Marco Aurélio Campos; dos Direitos do Idoso, Antonio Carlos Riani; e de Economia Solidária, Auro Mendes.

A Pré-Conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Economia Solidária de Rio Claro, vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com o Laboratório de Análises Territoriais – LAET, da Unesp Rio Claro, Programa de Economia Solidária e Casa dos Conselhos. Teve o objetivo de socializar experiências e discutir o planejamento para a Conferência Nacional de Economia Solidária – CONAES, os Eixos Temáticos que serão trabalhados e a apresentação de propostas que serão tratadas durante a etapa municipal do evento.

A secretária Luci frisou a necessidade de se aproveitar este momento em que o governo federal está voltado a cuidar das pessoas: “Também nosso prefeito Du Altimari e a Unesp estão empenhados nestes cuidados, interessando-se e promovendo ações para que as coisas aconteçam de fato”. A secretária conclamou todos a participar da 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária: “Não podemos deixar passar este momento favorável aos avanços, que é um momento nosso. Venham para a Conferência lutar pelos seus direitos”.

O empreendedor Amaro Joaquim (57), que ocupa um dos quiosques ao lado da antiga estação ferroviária, diz que achou muito importante participar da Pré-Conferência, afirmando que “é uma forma de nos prepararmos para a Conferência e fortalecer ações que ajudem a colocar nossos produtos artesanais no mercado, que ganham em beleza e criatividade dos produtos industrializados”.

Já a assistente social do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS 3 de Rio Claro, Marli Bachião Pereira, mostrou-se muito satisfeita em participar do evento, juntamente com os usuários: “Estamos muito contentes com o desenvolvimento da Saúde Mental no município, devido à integração do trabalho em rede e à parceria com a Economia Solidária, que é uma ponte de salvação dentro da luta antimanicomial, que é o cooperativismo social”.

A assistente social revela que os usuários da Saúde Mental começaram a participar do Programa de Economia Solidária há mais ou menos um ano: “Com as oficinas de geração de renda, eles se sentem incluídos socialmente, pois se empoderam com suas capacidades e conquistam sua cidadania e seu lugar social, conforme preconizam a rede de Atenção Psicossocial e as políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A Conferência
A 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária de Rio Claro será realizada em 25 de abril, das 19h30 às 21h00, e em 26 de abril, das 8h00 às 17 horas, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). Visa construir um Plano Municipal de Economia Solidária que permita promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável, de acordo com as normas da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES do Ministério de Trabalho e Emprego. Podem participar Empreendimentos Econômicos Solidários, empreendedores informais, entidades socioassistenciais, escolas e demais interessados.

Dentro da programação haverá leitura do Regimento Interno, apresentação dos quatro eixos temáticos que já foram discutidos na Pré-Conferência (Economia Solidária e Sustentabilidade; Economia Solidária, Trabalho e Gestão; Economia Solidária e a Superação das desigualdades e bem viver; Economia Solidária e Democracia: acesso às políticas e ao financiamento), discussão de grupos, plenária final, discussão entre segmentos, apresentação e eleição dos delegados, formação de comissão para Elaboração do Plano Municipal de Economia Solidária e apresentação cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário