terça-feira, 7 de dezembro de 2010

COAMO 40 ANOS

Com a presença de autoridades políticas municipais e estaduais, policiais, cooperados e funcionários, a programação teve início na sede da cooperativa, às 7h30 com um café da manhã, servido simultaneamente em todas as unidades, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Após o café foi feito o lançamento do livro ‘Coamo 40 anos”, que resgata a história da empresa. O evento reuniu em média 500 pessoas.


Também pela manhã foi celebrado culto ecumênico pelo padre Ademar Issi e pastor Arnildo Klumb para autoridades e convidados. Ainda, os 79 associados fundadores receberam homenagem do engenheiro agrônomo e diretor presidente da cooperativa, José Aroldo Gallassini. A programação foi encerrada à tarde, com almoço no salão social da Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo (Arcam).


De acordo com Gallassini, o momento é de emoção. Ele explica que a Coamo é um projeto que nasceu do sonho de agricultores e que continua forte, colaborando para o desenvolvimento do cooperativismo e do agronegócio nacional, em busca de um país melhor para as futuras gerações.


“Estamos muito gratos. Quando se vê todas essas pessoas que acreditaram na Coamo e vemos onde a cooperativa chegou nos dá uma alegria muito grande. O nosso trabalho é sério e muito honesto com os clientes, fornecedores, cooperados e funcionários”, resumiu Gallassini.


O governador do Estado, Olando Pessuti, que esteve ontem em Campo Mourão, para participar das comemorações, afirmou que a cooperativa é símbolo para o Brasil. “Fico muito feliz de estar participando deste momento tão importante. A Coamo é reconhecida não só aqui no país mas em todo o mundo. Isso é motivo de muito orgulho para nós paranaenses.”

Para o secretário Estadual da Agricultura, Erikson Camargo Chandoha, que também acompanhou as comemorações, a história da Coamo relata a evolução e sucesso da cooperativa. “A Coamo tem um sucesso que não foi criado apenas em função de plantar, colher e comercializar, mas sim de uma empresa organizada que presta assistência técnica, fornece insumos e se preocupa de verdade com o cooperado.”


O secretário observa que os produtos industrializados da cooperativa é um dos seus principais diferenciais. “Os alimentos Coamo são reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Vendemos matéria prima. Com isso agregamos valores e a renda chega diretamente a quem mais precisa, aos agricultores”, disse.


Chandoha acrescenta que a estruturação da Coamo em três estados do país faz com que 20% da produção do Paraná sejam produtos oriundos da cooperativa. Nacionalmente, diz ele, a Coamo representa em 8% a produção de grãos. O secretário destaca também o lado social da cooperativa. “A Coamo se preocupa ainda com a formação de jovens empreendedores no agronegócio. É uma cooperativa que se preocupa com o futuro”, completou.


Para o prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck, a Coamo consolidou o progresso do município. Conforme ele, a cooperativa serve até mesmo de referência quando se busca recursos para a cidade. “São quarenta anos de história e sucesso que a Coamo trouxe para Campo Mourão. São vários os benefícios, vários os empregos e várias as famílias que vivem graças a esta cooperativa. Campo Mourão agradece de coração de ter uma empresa como