terça-feira, 7 de dezembro de 2010

NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO

Unimed Cuiabá e o Programa de Ação Social da Cooperativa (PróUnim) realizaram, o plantio simbólico da primeira de 2.557 árvores para neutralizar a emissão anual de 355 toneladas de gás carbônico por parte da Singular. “É uma parceria muito importante para a Unimed Cuiabá. Ela reforça nosso trabalho de preservação do Meio Ambiente e o papel da Cooperativa em melhorar a qualidade de vida da comunidade em que está inserida”, destacou o presidente da Unimed Cuiabá. O plantio foi realizado na comunidade Barranco Alto, em Santo Antônio de Leverger, a 35km da Capital.

A iniciativa da Cooperativa, a primeira Unimed do sistema a buscar a neutralização completa de suas emissões de carbono, foi viabilizada pelo Projeto Verde Rio, do Instituto Ação Verde (IAV). A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pretende recuperar 100% da mata ciliar de todos os rios do Estado. “Como vim de uma família ribeirinha, assim que tomamos conhecimento desta intenção, decidimos abraçar esta causa. Meu mais profundo desejo é que este trabalho se solidifique e se amplie, para deixarmos um mundo melhor para as futuras gerações”, salientou a presidente do PróUnim, Maria Alice Thommen Pereira.

Além do plantio, o Conselho de Administração da Unimed Cuiabá e do PróUnim conheceram o viveiro do IAV, localizado na mesma comunidade. O espaço já possui 80 mil mudas prontas e tem a capacidade de produzir cerca de meio milhão de árvores de 43 das 62 espécies nativas catalogadas, como Ipê, Itaúba, Ingá, Pitomba e Paineira.

“Este trabalho não pertence mais ao Instituto, mas sim às empresas parceiras, como a Unimed Cuiabá. Temos um desafio imenso para realizar, sobretudo na conscientização dos ribeirinhos. Estamos muito satisfeitos com essa relação com o PróUnim, que empresta sua credibilidade ao projeto”, afirmou o superintendente do IAV, Paulo Borges.

O Diretor Executivo da Unimed Cuiabá e Vice-presidente do PróUnim, Paulo Brustolin, ressaltou a reputação alcançada pela Singular, de excelência em gestão e Responsabilidade Social. “Queremos mostrar que, sim, é possível transformar o nosso Estado com um trabalho sério, de grandes empresas e entidades, criando a sinergia necessária para alcançarmos êxito”. Presente ao evento, o Secretário Extraordinário de Apoio e Acompanhamento a Políticas Fundiárias e Ambientais de Mato Grosso, Vicente Falcão, concordou. “Que mais empresas venham para este projeto e consolidem a transformação que já iniciamos aqui em Mato Grosso”.