sábado, 14 de julho de 2012

Bahia: Governo estadual lança Catálogo das Cooperativas da Bahia e promete novas publicações para o setor



Foi lançado na tarde desta terça-feira (10/07), no auditório da Desenbahia em Salvador/BA, a primeira edição do Catálogo das Cooperativas da Bahia. A publicação reúne nome, endereço, telefone e e-mail das cooperativas instaladas em municípios baianos e faz parte das ações programadas pelo Governo do Estado da Bahia e pelo Conselho das Cooperativas da Bahia em prol das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas.


O Catálogo tem o objetivo de contribuir para uma melhor articulação e intercâmbio entre as cooperativas do estado, buscando aumentar a intercooperação, um dos princípios do cooperativismo.


A publicação é uma iniciativa do Governo do Estado por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) e do Conselho Estadual do Cooperativismo da Bahia.


O Catálogo foi organizado tendo como base as informações dos bancos de dados da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) e da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/Bahia).


A mesa de abertura da cerimônia foi composta pelo presidente da OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio; pelo secretário da Setre, Nilton Vasconcelos; pelo diretor de operações da Desenbahia, José Ricardo Santos; pelo diretor de Desenvolvimento Empresarial da SICM, Ângelo Oliva; pela representante da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidaria, Iara de Oliveira; e pelo secretário Geral da Juceb, Helio Portela.


Em sua fala, Cergio Tecchio relembrou as primeiras conversas sobre o lançamento de uma publicação que apresentasse à sociedade baiana quem são, onde estão e o que fazem as cooperativas baianas. "O que fazem as cooperativas baianas ainda não está presente neste Catálogo. Além do endereço, precisamos divulgar quais os serviços e produtos que as cooperativas oferecem para a sociedade e as demais cooperativas. Essa é uma primeira etapa desenvolvida pelo Conselho Estadual do Cooperativismo e as entidades que lá participam. Nosso desejo é criar um Catálogo amplo, que contemple tais informações", ressalta.


De acordo com Tecchio, outras publicações são necessárias para traçar o perfil do cooperativismo baiano e a sua participação na economia do estado.


Em sua fala, o secretário da Setre, Nilton Vasconcelos, abordou a necessidade de conhecer com mais profundidade o cooperativismo para assim, desenvolver políticas públicas para o setor. "Essa investigação sobre o cooperativismo não se encerra com esta publicação. Estamos lançando este Catálogo já pensando na sua segunda edição", informa.


De acordo com o secretário, o governo lançará, juntamente com a SEI - Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia uma edição especial da revista Bahia Análise & Dados, que será composta por artigos acadêmicos sobre o cooperativismo na Bahia. Uma segunda publicação é a Cartilha do Cooperativismo, que apresentará a doutrina de forma didática.


A cerimônia contou ainda com a presença do professor Sigismundo Bialokorski Neto, que apresentou a palestra "Cooperativismo Contemporâneo: Desafios legais e de Mercado". Em sua explanação, o professor mostrou a história do cooperativismo e seu perfil no Brasil. Sigismundo Bialokorski Neto é professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário