quarta-feira, 18 de julho de 2012

PROFESSOR ANGOLANO FAZ ESTUDO SOBRE EMPREENDORISMO



 Um estudo versado em empreendedorismo está a ser desenvolvido junto dos estudantes universitários, por um docente angolano, na perspectiva de incentivar os jovens a criarem projectos credíveis, para que possam beneficiar de financiamento do Executivo.
 
Segundo o autor do projecto, Pacheco Talocha, que falava hoje à Angop, em Luanda, com este estudo pretende-se incentivar os estudantes que necessitam de orientação para desenvolverem os seus desígnios empresariais.
 
Disse que o empreendedor transforma o conhecimento em riqueza e assume todos os riscos que eventualmente possam surgir, ao mesmo tempo que significa ousadia para criar algo diferente e criativo susceptível de cativar os cidadãos a alcançarem sucesso profissional e realização pessoal.
 
“O empreendedor é todo aquele que desenvolve um projecto credível, considerando o fomento do empreendedorismo na educação básica um carácter revolucionário, na medida em que este modelo tem se apresentado como uma tendência para solucionar vários problemas sociais”, frisou.
 
De acordo com o docente universitário versado em gestão de Recursos Humanos e de Empresa, a influência da cultura empreendedora é extremamente importante para o processo de desenvolvimento de qualquer país.
 
“Para ser empreendedor é preciso muito esforço e até mesmo assumir determinadas situações, como disponibilidade, certeza e discernimento necessário para a realização do que se pretende alcançar”, sublinhou.
 
Acrescentou que o empreendedorismo contribui igualmente para o desenvolvimento do tecido social de uma Nação, assim como uma das bases e motor de inovação para a competitividade.
 
Fez saber que a educação empreendedora não pode estar associada apenas à formação do empreendedor independente, mas também do social e político, tendo aconselhado os jovens a trabalharem arduamente ou a unirem-se para desenvolver projectos comuns.
 
Na opinião de Pacheco Talocha, a actividade empreendedora gera capital humano e social, na medida em que essa actividade proporciona um processo de construção de novos padrões de comportamento.
 
Lembrou que as instituições de ensino superior jogam um papel fundamental, sobretudo no acompanhamento de projectos dos jovens empreendedores, “porque esses devem receber estímulos, conhecimentos e habilidades necessárias para que possam concretizar os seus planos”.

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