sábado, 14 de julho de 2012

Projeto busca melhorar gestão e competitividade de cooperativas



No ano internacional do cooperativismo, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) firma uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) para promover a competitividade das cooperativas vinculadas à instituição, por meio da implantação de um programa de excelência da gestão.

Criado em 1998, o Sescoop tem a finalidade de profissionalizar e proporcionar o bem-estar a cooperados, empregados e familiares. Sua missão é apoiar as mais de 6 mil cooperativas de 13 ramos de atuação espalhadas pelo Brasil, por meio de atividades de formação profissional, promoção social e monitoramento, incentivando o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável.

Como forma de contribuir com esse objetivo, a parceria com a FNQ busca auxiliar a melhoria da qualidade do gerenciamento das cooperativas.  Para isso, o projeto prevê a criação de um modelo de avaliação da gestão das organizações vinculadas ao Sescoop, com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) disseminado pela Fundação.

Além disso, a parceria pretende estabelecer um programa de capacitação da equipe de técnicos do Sescoop e das cooperativas, visando à autoavaliação e ao desenvolvimento de planos de melhorias da gestão. O projeto prevê ainda a estruturação de uma metodologia de avaliação do impacto da implantação do MEG nas cooperativas, bem como a criação de um processo de reconhecimento e premiação das organizações, usando como base os critérios de excelência do Modelo da FNQ.

A gerente de Programas e Parcerias da Fundação, Juliana Iten (foto), destaca que, “a partir dessas ações, espera-se elevar o grau de maturidade da gestão das cooperativas, ao oferecer um diagnóstico da capacidade competitiva dessas organizações perante um modelo referencial”.

Para o presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, este é um investimento fundamental e de caráter constante. “Cada vez mais nossas cooperativas estão buscando se profissionalizar e garantir qualidade aos seus produtos e serviços. Esta é uma preocupação que precisa ser nutrida diariamente. O Sescoop, por meio da Diretriz Nacional de Monitoramento, deu o primeiro passo e espera, da aliança firmada com a FNQ, um desenvolvimento permanente nesta área”, ressalta.

Sobre a FNQ

Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independente do porte ou setor. Ao disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e promover a capacitação de profissionais, a FNQ auxilia as empresas na implantação de um programa permanente de excelência da gestão, que gera resultados concretos para toda a organização. Desta maneira, contribui com o aperfeiçoamento do negócio e, consequentemente, o aumento da competitividade das empresas. Como reconhecimento a essa busca pela excelência, a FNQ promove o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que identifica e premia anualmente as melhores práticas de gestão das organizações brasileiras.



Sobre o Sescoop

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) tem a finalidade de integrar o sistema cooperativista nacional e auxiliá-lo a vencer seus desafios. Atua com foco na formação profissional e promoção social de milhões de pessoas ligadas ao cooperativismo, além de monitorar o desenvolvimento das cooperativas. Na construção de um processo contínuo de educação cooperativista e de profissionalização, o Sescoop se faz presente em todo o território nacional, a partir de um trabalho alinhado entre suas unidades estaduais. Sua missão é promover o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável, por meio da formação profissional, da promoção social e do monitoramento de cooperativas, respeitando sua diversidade, contribuindo para sua competitividade e melhorando a qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário