quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sema orienta veranistas para a reciclagem e o tratamento do lixo



A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) considera a crescente produção de resíduos sólidos como um dos mais graves problemas ambientais. O aumento da população e o crescimento no consumo de bens industrializados são apontados como agravantes para o acúmulo de lixo não apenas nos centros urbanos. O reflexo dessa situação é visível principalmente no meio ambiente e na saúde pública, a proliferação de animais transmissores de doenças causada pelo lixo, poluição do solo e de mananciais de água são alguns exemplos constatados.
Nesse mês das férias escolares, a Sema está desenvolvendo um trabalho de educação ambiental entre os veranistas para evitar que as pessoas deixem lixo nas praias e nas áreas públicas das cidades. A técnica Doraci Lopes, da Coordenadoria de Capacitação e Educação Ambiental, orienta que a prioridade é o aspecto preventivo, para despertar as pessoas a cuidarem do lixo que produzem. “O poder público local deve garantir estrutura de coleta, seja nas praias ou em áreas públicas, para que o trabalho preventivo seja assimilado pela população”, complementa.
O trabalho educativo estimula o esforço conjunto entre comerciantes e veranistas. Sacolas plásticas ou biodegradáveis são distribuídas pela equipe da Sema, a comerciantes e a frequentadores dos balneários com orientações para que recolham nas sacolas os restos do que consomem e também indicam o ponto de recolhimento desse lixo. Essa parceria está sendo obtida através de atividades socioeducativas de valorização de boas práticas de educação e ações ambientais e da difusão dessas informações na família, na escola e em todos os círculos de relações pessoais.
A Sema planeja e coordena programas e projetos de educação ambiental, dá orientação e assessoramento técnico nas ações dos gestores e educadores ambientais nos municípios paraenses, capacita professores, estudantes e a sociedade civil organizada, através de cursos, palestras, oficinas, seminários, e demais atividades de cidadania no âmbito do meio ambiente.
O lixo pode ser orgânico (animal ou vegetal, facilmente decomposto pela natureza) e inorgânico (produtos industrializados), de difícil decomposição, mas que podem ser reciclados. Quanto à origem podem ser doméstico ou domiciliar, público, comercial, hospitalar, industrial, tecnológico e radioativo. O destino final do lixo deve ser o aterro sanitário, a reciclagem, a compostagem e a incineração.
Durante as férias estão sendo desenvolvidas, pela Sema, trocas ecológicas para estimular o recolhimento e separação do lixo; oficinas de reutilização de garrafa pet, garrafa plástica e latinhas de bebidas; oficinas de pintura ecológica, colagem em desenho com temática ambiental, blitz educativa, dentre outras atuações. A coleta seletiva e a reciclagem de materiais são alguns dos métodos de reaproveitamento do papel, plástico, alumínio, papelão, tecido, metais, madeira e vidro.
A transformação com criatividade de embalagens de refrigerantes, copos descartáveis e embalagens de biscoito em brinquedos, porta trecos, ornamentos, enfeites para roupas, e outros adereços é outro caminho demonstrado pelas oficinas temáticas realizadas. O lixo orgânico - folhas e restos de alimentos - pelo potencial biológico, pode ser usado como adubo na agricultura, através do processo de compostagem. “O reaproveitamento do lixo é uma das melhores formas de tratamento, pois além de diminuir a poluição ambiental, pode se constituir em fonte de renda e geração de emprego”, finaliza Doraci Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário