quinta-feira, 12 de julho de 2012

Centro de Artesanato é inaugurado em Rio Branco


A Prefeitura de Rio Branco, através da Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (COMTES), juntamente com o Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), inaugurou na manhã de hoje, 10, o Centro de Artesanato, localizado ao lado do Mercado Municipal do Bairro Rui Lino.

O centro que tem área total de 412,40m² é dividido em vários setores, e conta com sala administrativa, área de apoio aos artesãos e uma grande área de trabalho para lavagem, lixamento e polimento, maquinários, além de um espaço para pesagem e embalagem do artesanato.

O Prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim destaca a importância da criação do espaço. “O Centro de Artesanato tem por objetivo fortalecer o segmento artesanal da capital, e acredito que será um espaço de excelência e referência na produção e beneficiamento do artesanato, colaborando na valorização da identidade cultural do local”.

A gestão do centro será feita de forma compartilhada, entre Prefeitura de Rio Branco, através da COMTES e pelas cooperativas de artesanato COOESA, COOPERPARQUE e NATIVOS. O lugar oferecerá aos artesãos um espaço de uso coletivo para beneficiamento da matéria-prima e de oficina para treinamento e capacitação de novos artesãos jovens e adultos, tornando possível um controle maior da qualidade das sementes e produtos florestais.

“Essa parceria entre Governo do Estado e Prefeitura mais uma vez vem rendendo bons frutos. É um espaço construído com muito carinho para os artesãos dessa região, e tenho certeza que atenderá da melhor forma suas necessidades. O Governador Tião Viana sempre abraçou a causa do artesanato na nossa região, e acredito que é só o começo de um grande passo para o sucesso deste trabalho”, diz a secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima.

As ações do Centro de Artesanato irão beneficiar os moradores da regional IV, bem como outros artesãos que não dispõem de estrutura básica de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário