terça-feira, 17 de julho de 2012

Eurofarma faz balanço sobre sua adesão ao compromisso com o desenvolvimento sustentável durante Rio+20


A farmacêutica brasileira, que completa 40 anos e figura entre as maiores do setor na América Latina, está alinhada com as diretrizes discutidas na conferência mundial.
A indústria brasileira, empenhada com o compromisso do desenvolvimento sustentável e com a diminuição do impacto ambiental e social de suas atividades, se reuniu durante a Rio +20 para avaliar a trajetória do setor e sinalizar os desafios para o futuro.
O Encontro da Indústria para a Sustentabilidade, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), reuniu representantes dos 16 setores industriais do país e elaborou um documento que reúne iniciativas sustentáveis adotadas por diversas companhias.
Paralelamente ao evento da CNI, o Instituto Ethos apresentou o documento “Compromissos e demandas para a construção do futuro que queremos”, que apresenta uma lista de boas práticas que devem ser incorporadas à cultura das empresas.
A Eurofarma, empresa farmacêutica há 40 anos no mercado, aderiu a esse movimento do Instituto Ethos e assinou o documento. Há anos a empresa adota uma série de medidas que visam não apenas o uso responsável dos recursos naturais, mas principalmente diminuir o impacto ambiental de suas atividades e contribuir com o desenvolvimento social das comunidades do entorno de suas plantas.
Muitas propostas inseridas nos documentos da CNI e do Instituto Ethos já fazem parte da rotina da Eurofarma. Entre elas, descartar os medicamentos da maneira adequada, a fim de evitar a contaminação do solo e de lençóis freáticos com substâncias nocivas. Antecipando-se à legislação, a Eurofarma criou o programa Descarte Correto de Medicamentos em 2010. Desde então, cerca de 6,5 toneladas de resíduos considerados agressivos ao meio ambiente foram enviados ao seu destino correto.
No quadro abaixo, é possível conhecer outras práticas realizadas pela Eurofarma e que estão em linha com as propostas discutidas na Rio+20:
Energia -Metas do setor: ampliar o uso de energias renováveis (que hoje é de apenas 20%) e reduzir 65% do consumo de óleo combustível. Práticas Eurofarma: utilização de 79% de energia renovável; criação do Projeto Energia Renovável (instalação de painéis solares em nos complexos industriais) e Certificação Leed – Green Building.
Água -Metas do setor: buscar estratégias para redução de desperdícios, economia de vapor e reciclagem de efluentes líquidos. Práticas Eurofarma: aproveitamento parcial da água pluvial para reserva de incêndio e sistema de reuso; projeto de doação do excedente de água tratada. Em Itapevi, 100% dos efluentes são tratados e 18% reaproveitados.
Geração de resíduos -Metas do setor: usar tecnologias mais eficientes; melhor aproveitamento dos resíduos; e uso de matérias-primas mais seletivas, para a redução de resíduos.
Práticas Eurofarma: co-processamento de 89% dos resíduos perigosos e incineração dos outros 11%; revisão dos processos produtivos e da Política de Devolução; qualificação de fornecedores; projeto de descarte correto de medicamentos no ambiente doméstico.
Compromisso com o aperfeiçoamento dos processos e operação pelo melhor padrão global.
Metas do setor: identificar as melhores práticas em nosso campo de atuação e desenvolver um plano de ação para aplicá-las. Práticas Eurofarma: código de conduta e ética; Relatório anual – GRI; Ouvidoria; cláusulas contratuais contra o trabalho escravo, infantil e anti orrupção); Investimento Social planejado; e indicadores socioambientais inseridos no planejamento estratégico.
Compromisso com a redução das desigualdades.
Metas do setor: implementar políticas e ações para o desenvolvimento do capital humano e social e a redução das desigualdades de oportunidades.
Práticas Eurofarma: política de tratamento a preço justo, com ampliação de acesso a medicamentos; tratamento justo e igualitário a todos os níveis da organização; Política de Bolsa de Estudos; projetos Instituto Eurofarma (formação de jovens de baixa renda para mercado de trabalho); equilíbrio da participação de mulheres em cargos de liderança.
Compromisso com a educação, valores e cultura.
Metas do setor: fortalecer sistemas educacionais, ambiente cultural compatível com os princípios de sustentabilidade e favoráveis à criação de uma sociedade global justa e sustentável.
Práticas Eurofarma: projetos voltados à educação transformadora; patrocínios culturais; Academia de Liderança e treinamentos para todos os colaboradores; Programa de Voluntariado; Campanhas de Comunicação para Cidadania: Campanha contra o Desperdício, Uso Responsável de Medicamentos, Cartilha Socioambiental e Cartilha Voto Consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário