terça-feira, 17 de julho de 2012

Inovação coletiva impulsionará desenvolvimento sustentável




Conclusão foi apresentada nessa segunda-feira (16) pela consultora alemã da Klaus & Partner, Nicola Knoch, durante palestra do 13º Congresso Internacional da Gestão do PGQP
A consultora alemã da Klaus & Partner, Nicola Knoch, abriu a tarde de palestras do primeiro dia do 13º Congresso Internacional da Gestão, que está sendo realizado pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), na Fiergs, em Porto Alegre. Nicola abordou o tema Inovação Coletiva e Sustentabilidade: Dos Desafios Globais às Oportunidades.

A alemã destacou a sociedade, o consumidor, a tecnologia, a globalização, negócios e o meio ambiente como grandes desafios globais para o alcance da sustentabilidade no mundo corporativo. Segundo ela, as empresas precisam tentar equilibrar suas ações tanto no âmbito do crescimento quantitativo (expansão dos negócios) como na filosofia qualitativa, que envolve o produto final (desenvolvimento sustentável) e a relação com os consumidores. Dentre os tipos de perspectivas empresariais adotados no mercado atualmente, Nicola sinalizou que a filosofia proativa, presente nas empresas que pensam a longo prazo e estão abertas a mudança, deve ser o modelo a ser utilizado.

Ao apresentar o conceito de inovação coletiva, a consultora falou sobre a necessidade de os países pensarem de forma global e compartilhada, visando o desenvolvimento contínuo de ideias capazes de trazer o bem comum a todos os envolvidos. “Não podemos mudar sem abandonar os hábitos e conceitos antigos. Para alcançar o desenvolvimento sustentável é preciso olhar para o diferente sem preconceito, valorizar a coletividade e as demais perspectivas que se apresentam no ambiente comum”, afirmou.

Proamb apresenta case
Também durante a programação da tarde foi apresentado o case da Proamb pela diretora executiva da fundação, Fabiane Locatelli. A organização foi criada em 1991 por 31 empresas da Serra gaúcha que buscavam atender demandas geradas pelas exigências dos órgãos ambientais. Hoje a Proamb é responsável pela operacionalização da Fiema Brasil – Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, que objetiva aproximar empresas e organizações com demandas ambientais dos players que detém as soluções.

O 13º Congresso Internacional da Gestão segue até esta terça-feira, na Fiergs, em Porto Alegre. Amanhã, além da programação de palestras, visitas técnicas e cursos, ainda ocorrem a 17ª edição do Prêmio Qualidade RS e a 2ª edição do Prêmio Inovação. Conjuntamente, os eventos são considerados o maior encontro mundial na área da gestão da Qualdiade e devem reunir cerca de 8 mil participantes. Nos dois dias, acontece simultaneamente a Feira de Conhecimento da Gestão e Resultados, com acesso gratuito ao público, no Pavilhão de Eventos da Fiergs.

SOBRE O PGQP
O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) está completando 20 anos de atuação pela promoção da competitividade sustentável para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor Ricardo Felizzola. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 9,7 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário