sábado, 14 de julho de 2012

DIA DO COOPERATIVISMO COMEMORADO NO RIO DE JANEIRO

Dia Internacional do Cooperativismo no Ano Internacional das Cooperativas foi comemorado nesta quinta-feira, 5 de julho, no Rio de Janeiro. O evento teve a presença de diretores e conselheiros do Sistema, presidentes, diretores e representantes de cooperativas de diversos ramos e, também, os presidentes dos Sistemas OCB do Ceará, João Nicédio Nogueira, e do Paraná, João Paulo Koslovski.


Com um ano de gestão da atual diretoria da OCB/RJ, completado em junho, um ciclo está sendo fechado com uma série de eventos promovidos pelo novo cooperativismo fluminense. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que teve um dia repleto de palestras na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), no Rio de Janeiro.


A mesa de abertura do evento foi composta pelo presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, o superintendente da OCB, Renato Nóbile, que representou o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, o deputado federal Sávio Neves, o deputado federal Carlos Alberto Lopes, e o pesquisador e cientista social Julio Aurélio Vianna, representando a FCRB.


Marcos Diaz fez um retrospecto das ações do Sistema no Estado do Rio de Janeiro. Ele recordou a importância do início do cooperativismo com a reunião de tecelões em Rochdale e falou como estão os ramos cooperativistas no Estado nos dias de hoje. “Estamos trabalhando na direção certa. Cooperativismo ensina cidadania. Estamos desenvolvendo estratégias e contamos com o apoio político nas articulações que estão sendo realizadas a favor do cooperativismo”, disse.


Diaz ressaltou, também, os avanços do cooperativismo no Brasil e a importância em resgatar a realidade. “Sabemos que a base do cooperativismo é o capital humano. São 10 milhões de cooperados no Brasil, menos de 20% da população. E aqui no Rio de Janeiro são cerca de 2.500 cooperativas registradas na Junta Comercial. Por isso temos muito a avançar. Cooperativismo é uma filosofia de vida”, descreveu.


O superintendente da OCB, Renato Nóbile, comentou sobre o reconhecimento do governo pelas diversas ações das cooperativas, como por exemplo, o lançamento do selo do Ministério da Agricultura em parceria com os Correios e a OCB. “É preciso encorajar os governos para que eles trabalhem para uma melhor acolhida das cooperativas. E os governantes atuais já estão percebendo isso”, disse.


Nóbile lembrou também da recente conquista do ramo Trabalho, do Projeto de Lei 4.622 aprovado na Câmara dos Deputados. “No primeiro sábado de julho, comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo. Este, portanto, é um importante evento não somente para o Rio de Janeiro, mas para todo o cooperativismo brasileiro e mundial”, lembrou.


O deputado Sávio Neves falou da importância em compartilhar experiências. Carlos Alberto Lopes, mentor da Operação Lei Seca, ressaltou que em cada um de nós há um cooperativista de coração. “O cooperativismo é a mola propulsora do desenvolvimento nacional, propiciando melhoria da qualidade de vida da população”, disse.


O pesquisador Julio Aurélio Vianna lembrou a importância do evento para a Casa de Rui Barbosa, que tem na cidadania um de seus pilares, dando boas-vindas a todos os presentes.
Também presente ao evento, o presidente do Sistema OCB Ceará, João Nicédio Nogueira, destacou a repercussão do trabalho do cooperativismo na Rio+20. “As ações do Rio de Janeiro levaram a mensagem cooperativista para a sociedade. Em todo o país soubemos o que foi feito aqui. E a missão de fazer com que a população conheça de perto as funções do cooperativismo foi cumprida”, comentou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário