sábado, 1 de dezembro de 2012

Empreendedorismo Social e Economia Solidária: Banco Comunitário



O presente trabalho abordou o empreendedorismo social que se apresenta como conceito em desenvolvimento, mas com características teóricas e metodológicas. O processo empreendedor envolve todas as funções, ações, e atividades associadas com a percepção de oportunidades e criação.

Através disto, experiências de sucesso surgem na ideia de uma nova economia à base de confiança e solidariedade: a chamada economia solidária, a qual vem se tornando modelo de crédito utilizado, tanto no Brasil como em outros países. As redes solidárias tem sido uma ferramenta muito importante para fortalecimento da economia solidária, através dos bancos comunitários como ferramenta de desenvolvimento de uma determinada localidade.

A pesquisa buscou avaliar se a implantação do Banco Comunitário e o modelo de gestão utilizado serão instrumentos de fortalecimento da economia local do conjunto PAAR. As pessoas estão dispostas a se dedicar ao trabalho e às metas e objetivos para que isso traga retorno e sustentabilidade para comunidade pelo esforço e dedicação. Os Bancos Comunitários tem sido uma iniciativa que parte da organização solidária da comunidade que se propõe a usar e promover práticas financeiras para inclusão sócio-econômica de um público com restrições, ou sem acesso ao sistema financeiro comum.

Em virtude destes conceitos indispensáveis. Por tanto foi realizada uma pesquisa de campo através da aplicação de questionários sócio-econômicos de produção e consumo juntamente com Conselho Comunitário do PAAR, localizado no conjunto PAAR, bairro do Coqueiro, Ananindeua/PA. A implantação do Banco trará para o conjunto PAAR mais qualidade de vida para a população através de transações bancária e inclusão social auxiliando os moradores por meio da moeda circulante local (Ananin), fortalecendo a economia através de compra e venda de seus produtos e serviços, onde os interesses financeiros coincidem com os interesses sociais. Promovendo assim o desenvolvimento local

Nenhum comentário:

Postar um comentário