segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

MINISTRA DE PORTUGAL APOSTA NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

"A construção de mais uma âncora de desenvolvimento sustentável no nosso  território é um momento relevante e marcante. Cria conhecimento, emprego  e dinamismo económico numa área que é a da conservação da natureza e da  educação ambiental, com o objetivo de ser atração do turismo nacional e  internacional", destacou a ministra, após a inauguração do espaço na Lezíria  Grande de Vila Franca de Xira, em plena Reserva Natural do Estuário do Tejo.
Dos dois milhões e trezento e cinquenta mil euros investidos no projeto,  a BRISA comparticipou em cerca de um milhão e trezentos mil euros e perto  de um milhão foi proveniente de fundos comunitários, tendo a promotora do  espaço, a Companhia das Lezírias, contribuído com cerca de 63 mil euros.
"Olhando para a Companhia das Lezírias, espero que ela se possa abrir  aos portugueses, nomeadamente nesta região  1/8Lisboa e Vale do Tejo 3/8, onde  habitam três milhões de pessoas, e que o EVOA possa ser um espaço de convívio  com a natureza, de trazer as pessoas ao mundo rural para que possam usufruir  e ajudar a preservar e a tornar vivo este território", frisou Assunção Cristas.
Na sua intervenção, o presidente da Companhia das Lezírias, destacou  o facto de o EVOA ser o "mais completo espaço de visitação de aves em Portugal".  António Saraiva espera que o projeto sirva para que, daqui a 10 anos, os  jovens olhem para o Tejo "com outros olhos".
Para o presidente da BRISA, Vasco Melo, o Espaço de Visitação e Observação  de Aves, tem um enorme potencial de valorização do património ambiental  e da biodiversidade em Portugal, mas também um enorme potencial como catalisador  de atividade económica e turística da região.
Os responsáveis pelo EVOA esperam que o espaço venha a receber, por  ano, entre 35 a 50 mil visitantes. O projeto criou quatro postos de trabalho  a tempo inteiro e um número indeterminado de postos de trabalho a tempo  parcial, correspondente aos monitores que vão dar apoio aos visitantes.
O EVOA, projeto desenvolvido em parceria com diversas entidades, públicas  e privadas, visa criar condições para atrair e fomentar a permanência de  diferentes espécies de aves, tendo em conta que o estuário acolhe mais de  200 espécies, com concentrações superiores a 120.000 aves, algumas raras.
O espaço criado permitirá a observação privilegiada de aves pelo público  em geral e, sobretudo, por comunidades de observadores de aves ("birdwatchers")  e por investigadores, potenciando o desenvolvimento de estudos científicos.
Por outro lado, o EVOA, situado na confluência dos rios Sorraia e Tejo,  tem componentes lúdicas e pedagógicas viradas essencialmente para as escolas  e as famílias.
O preço a pagar é de cinco euros para as escolas e de 12 euros para  os adultos.
O projeto permitiu criar três lagoas artificiais com cerca de 70 hectares,  dotadas de dissimuladores para observação de aves e vários percursos sinalizados  e de um Centro de Interpretação com uma exposição permanente e outra temporária,  bem como jogos e filmes sobre a temática das aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário