sábado, 1 de dezembro de 2012

Unisol debate futuro da economia solidária



A Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários), entidade de economia solidária criada pelo Sindicato há 13 anos, discutirá de quarta, dia 21, a sexta-feira, dia 23, o futuro do setor em seu 3º Congresso Nacional, que acontece no Cenforpe, em São Bernardo.

O evento realizado a cada três anos reunirá cerca de 800 representantes de empreendimentos solidários de todo o País, que são filiados à entidade, além de representantes do governo federal e de cooperativas internacionais.

A abertura acontece nesta quarta, a partir das 9h, com um Seminário Nacional. O tema será “Desenvolvimento Sustentável da Economia Solidária Brasileira”, com apresentação do balanço da última gestão da Unisol e projetos de interesse da Economia Solidária.

Segundo Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, diretor administrativo do Sindicato, a economia solidária é uma das bandeiras da categoria e por isso é importante defender ações para o setor.

“Em alguns países o cooperativismo é um segmento econômico importante do PIB nacional, mas no Brasil esse segmento sofreu distorções pelo mau uso dessa possibilidade”, disse o dirigente.

“A Unisol é uma entidade que articula projetos importantes da classe trabalhadora como alternativa de geração de emprego e renda com o controle dos trabalhadores”, completou Barba.

Atualmente, a Unisol apoia 750 empreendimentos de 11 setores econômicos diferentes, espalhados por 27 Estados brasileiros. Cerca de 70 mil famílias são beneficiadas pelas cooperativas ligadas à central de cooperativas.

Seu presidente, Arildo Mota Lopes, acredita que os debates trarão subsídios para políticas que o governo federal desenvolve para os empreendimentos solidários.

“Com essas discussões indicamos quais política públicas são necessárias para programar ou viabilizar o andamento e crescimento dos empreendimentos solidários em diversos setores”, disse Arildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário