segunda-feira, 4 de novembro de 2013

31 Empreendimentos Econômicos Solidários participaram da Festa das Nações

 



 
 


Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) vinculados ao Programa Municipal de Economia Solidária saíram satisfeitos e animados da 39ª Festa das Nações, realizada na antiga Estação Ferroviária de Rio Claro no período de 17 a 20 de outubro. Além de participarem da festa, puderam divulgar e comercializar seus produtos a preço justo, agradando os visitantes e garantindo a renda familiar.

O EES Café com Leite pertence à cadeia de alimentação e comercializou comidas típicas da China, esgotando seus pratos todos os dias. Outros 30 EES formam a cadeia de artesanato e comercializaram objetos diversificados e atuais, dentre eles produtos sustentáveis, como pufe de pneu, enfeites com janelas e biojóias, confeccionadas em grande parte com sementes coletadas no município.

Também os objetos decorativos agradaram os visitantes, que puderam renovar os ambientes de seus lares com bonecas de EVA, tapetes, potes, panos de prato, biscuit, artigos pintados a mão, filtro dos sonhos e almofadas, além de incrementar o visual com novos modelos de boinas e bolsas. Com a proximidade do Natal, muitas pessoas não resistiram às novidades e aproveitaram para antecipar a compra de lembranças para amigos e parentes.

Vânia Cristina de Almeida proprietária do ESS “Café com Leite” recebe apoio do Programa de Economia Solidária há dois anos. Ela faz parte do conselho gestor e comercializa seus produtos em um dos quiosques da Praça do Artesão, em frente ao Shopping. Vânia conta que está muito feliz em participar da Festa das Nações: “foi uma boa oportunidade para divulgar nosso trabalho e gerar renda. Foi importante também para mostrar o avanço da Economia Solidária em Rio Claro e fortalecer esta nova forma de economia”.

Marlene Barbuio trabalha com biojóias e diz que foi muito bom participar desta festa: “Além da parte tradicional de alimentação, os EES trouxeram muitas novidades e opções para a população na área de artesanato. Por outro lado, o grupo Jóias da Terra pode apresentar o trabalho sustentável que tem feito com a coleta e utilização das sementes locais, sempre preservando o meio-ambiente, o que despertou a atenção da população”.

A coordenadora do Programa Municipal de Economia Solidária (Ecosol) Flávia Codazzi, explica que a participação dos EES é de extrema importância, pois valoriza o trabalho dos empreendimentos do município, tanto na cadeia de artesanato quanto na de alimentação. “Em especial, porque é uma festa promovida pelo município e a divulgação e comercialização é superpositiva dentro de festas tradicionais. Essa participação garante a expansão e o crescimento da Economia Solidária no município", opinou Flávia.

Segundo a coordenadora, os EES estão em constante atividade: “Esta semana quatro empreendimentos participarão da Feira no Supermercado Enxuto da Av. Rio Claro, oferecendo oficina de artesanato à população, que pode participar sem qualquer tipo de despesa, pois também o material já está incluso. A oficina acontece nesta quinta-feira, 24, às 15 horas, com vagas para 15 pessoas que podem se inscrever no local.

O Programa Municipal de Economia Solidária é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com a Unesp. Tem se destacado tanto regional quanto internacionalmente por investir nas pessoas, despertando motivação e visão para um comércio justo e solidário que garanta a sustentabilidade das famílias e a preservação do meio-ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário