segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Paraíba sedia Fórum Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável

 

 “Ruralidade, diversidade e políticas diferenciadas” é o tema do VIII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, que será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro no Garden Hotel, em Campina Grande.

Participarão atores sociais e representantes das organizações territoriais, gestores públicos, movimentos sociais, acadêmicos e entidades de fomento do Brasil e de outros países latino-americanos e europeus.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IIICA), o fórum traz em evidência “O Projeto Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas”, promovendo um debate estruturado sobre os resultados do Projeto, em especial a proposta de tipologias dos espaços rurais brasileiros considerados nos diversos biomas com vistas à construção de políticas públicas diferenciadas.


As inscrições para o fórum já estão sendo realizadas pelo portal permanente do Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável: http://iicaforumdrs.org.br/iica2011/noticias/lernoticia/858


“Esse é um momento ímpar para a Paraíba, um esforço imenso do Governo do Estado ao trazer um evento internacional para discutir política territorial com todos os autores envolvidos. Precisamos convocar a sociedade, as organizações e as entidades para essa grande construção que só fortalece e contribui para o desenvolvimento nos nossos territórios”, comentou o secretário Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca Marenilson Batista.


No primeiro dia (25/11), a partir das 18h, acontece a abertura oficial com a presença de diversas autoridades e a Palestra Magna "A concepção de ruralidade no Brasil contemporâneo: os desafios para as políticas públicas" com a embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes, além do lançamento dos volumes 21 e 23 da Série DRS.


O segundo dia de apresentações será dividido em dois temas centrais. Na manhã do dia 26/11, o painel 1 faz uma introdução ao tema "Por que promover um debate estruturado sobre espaços urbanos e rurais, suas tipologias e políticas?". À tarde, o painel 2 é uma apresentação e discussão do Projeto “Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas”.


No último dia (27/11), o VIII Fórum será dedicado inteiramente a um Ciclo de Debates com a participação de todos os presentes. O enfoque da discussão é "uma nova concepção de ruralidade e políticas públicas”.


O VIII Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável também é realizado pelo Governo do Estado de Pernambuco, Governo do Estado do Ceará e Governo Federal (MDA), com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae e Universidade Federal de Campina Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário