segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Alagoas: Jovens rurais surpreendem em concurso de cordel

 
 
O desafio era descrever a importância da juventude do campo e da atuação do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) para o crescimento da agricultura em Alagoas, em versos bem característicos da cultura nordestina o cordel. A atividade promovida pela EMATER/AL e pela Cooperativa Pindorama surpreendeu até os professores. A qualidade dos materiais que foram apresentados nesta quinta-feira (31), no estande da EMATER/AL na Expoagro 2013, emocionou a todos.

Para incentivar a produção dos jovens, a EMATER/AL premiou com livros e uma medalha simbólica os três melhores trabalhos. A seleção foi feita pelos instrutores e facilitadores que já desenvolvem um trabalho de promoção do cooperativismo na comunidade. Os alunos Larissa Cruz, Lenildo da Silva e Genisson Bispo conseguiram sintetizar seus pontos de vistas e expectativas para o futuro no campo.

Durante a ação cultural a diretora presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, ressaltou a capacidade de desenvolvimento que o campo tem e a expectativa na transformação que os jovens podem empreender no meio rural. “Os materiais são excelentes, fico emocionada em ver que a EMATER/AL pode provocar uma reflexão tão importante que é a identidade cultural desses jovens. Estamos iniciando um trabalho que vai além da Assistência Técnica, porque vemos nesses jovens um potencial transformador”, declarou a presidente da EMATER/AL.

Para Larissa Cruz, aluna do ensino regular na Comunidade de Pindorama e uma das vencedoras do concurso, a atividade além de divertida abriu portas para o conhecimento. “Conhecemos a Bienal do Livro, a Exposição Agropecuária e um pouco do trabalho da EMATER/AL, foram muitas informações, gostei muito. Escrever o cordel foi fácil, o tema tem tudo a ver com a nossa vida”, afirmou a estudante.

Na oportunidade a foi assinado ainda um termo de cooperação entre EMATER/AL e Cooperativa Pindorama para prestação de assistência técnica e desenvolvimento de projetos, entre eles um voltado para juventude. O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, destacou que o maior desafio da Pindorama hoje é planejar o futuro da unidade produtiva. A cooperativa desenvolve projetos sociais voltados para o empreendedorismo no campo.

“Esses jovens não viram a EMATER/AL no auge de suas ações e os pais deles viveram o trabalho que era desenvolvido, essa memória é importantíssima para planejarmos um futuro ainda mais qualificado. A retomada da EMATER/AL com esse perfil transformador vai ajudarmos a preparar essa juventude para ocupar seus espaços com qualidade”, frisou Klécio Santos. A premiação contou ainda com a apresentação musical de flauta doce dos jovens do projeto ‘O Amanhã de Pindorama’ e com o violeiro e também escritor de cordel, Elias Procópio. Os vinte cordéis produzidos na Oficina – O Protagonismo da Juventude Rural e a Literatura de Cordel - promovida pela EMATER/AL e Cooperativa Pindorama serão compilados e publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário