segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ONG curitibana é finalista no maior prêmio de empreendedorismo social da América Latina

 

A ONG curitibana ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças) está na final do 5 Prêmio Empreendedor Social de Futuro, o maior da América Latina na categoria. A entidade foi escolhida pelo júri especializado entre 227 inscritos em todo o País e é a única finalista representando o Paraná. O vencedor será agora escolhido pelo público, em votação online até o dia 20 de novembro no site www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial.
Só de chegar à final, os profissionais da ASID já ganharam capacitações e networking. Se vencerem, terão como prêmios MBAs, especializações no Brasil e no exterior, cursos de gestão, treinamentos personalizados, assessoria jurídica e auditoria financeira e relatórios de avaliação. “Conquistar esse prêmio vai nos permitir ampliar nossos conhecimentos e nos atualizar quanto a práticas e técnicas de gestão, aprimorando o nosso trabalho e aumentando o leque de possibilidades de soluções das dificuldades nas escolas filantrópicas de educação especial, visando obter resultados ainda melhores”, avalia Luiz Hamilton Ribas, diretor de Marketing e Voluntariado da ASID.
Para a escolha dos finalistas, o júri adotou critérios como perfil, inovação, sustentabilidade e impacto social. Os vencedores serão divulgados em evento no Masp (Museu de Arte de São Paulo, em 21 de novembro. O prêmio é uma iniciativa da Folha e da Fundação Schwab, correalizadora do Fórum Econômico Mundial.

Sobre a ASID
Fundada em 2010, a ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças) é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a qualidade de ensino e a gestão nas escolas de educação especial gratuitas, resultando na abertura de vagas no sistema. Já são 20 as instituições beneficiadas em Curitiba.
O trabalho é totalmente gratuito para as escolas e começa com aplicação do IDEE (Índice de Desenvolvimento da Educação Especial), que possibilita o diagnóstico de cada escola a partir de 39 indicadores em oito frentes de impacto direto na gestão das instituições de ensino: finanças, marketing, captação de recursos, recursos humanos, infraestrutura, jurídico, liderança e impacto social. A metodologia foi desenvolvida pela própria ONG e dá o diagnóstico da escola. A partir de então, a ASID traça os projetos a serem desenvolvidos. Os principais são:
Mão na Massa: obras realizadas nas escolas a partir de voluntariado. Participam trabalhadores e empresários das empresas parcerias, estudantes e familiares, além da comunidade do entorno das escolas, em um verdadeiro trabalho social transformador.
Capacita: cursos ministrados por profissionais das empresas parceiras que são especialistas em áreas estratégicas para as escolas, como finanças, administração e marketing, por exemplo. Os gestores das escolas são capacitados para que possam melhorar a gestão das instituições.
Líder Especial: projeto inédito em que as escolas de educação especial se transformam em verdadeiros laboratórios para os profissionais das empresas parceiras possam desenvolver suas competências de liderança, ao mesmo tempo em que contribuem com as instituições de ensino ao aplicarem seu trabalho.
Assessoria Administrativa: a ASID tem atuação direta nas áreas da gestão escolar que necessitem de melhorias, entre elas jurídico, financeiro, recursos humanos, marketing, liderança e captação de recursos.
Cada projeto conta com um ou mais investidores sociais, grandes empresas que entram com recursos e voluntários para a realização das ações. O dinheiro vem também de campanhas como a Especial, da qual participam atualmente 36 dos melhores estabelecimentos gastronômicos de Curitiba. Parte da venda de determinados itens dos cardápios é revertida para as ações nas escolas de educação especial. No caso de buffet por quilo, os restaurantes participam com valores mensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário