segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MT: Projeto que cria política de fomento a economia solidária será analisado pela Câmara de Lucas

 
 
Será analisado pela Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde na sessão ordinária desta segunda-feira, projeto que cria a Política Municipal de Fomento à Economia Popular Solidária e o Conselho Municipal de Economia Solidária. O projeto é de autoria da vereadora do PT, Cleusa De Marco.

De acordo com a vereadora, a Economia Popular Solidária vem ganhando destaque no Brasil e no mundo como possibilidade de afirmar um novo modelo de desenvolvimento econômico, que tem como princípio básico a cooperação entre trabalhadores associados em empreendimentos econômicos, através de práticas autogestionárias. Segundo ela, este modelo, além de propiciar o desenvolvimento sustentável dos territórios produtivos onde se insere, pode ser também uma potente fórmula de inclusão produtiva de camadas sociais menos favorecidas, através de processos emancipatórios, inclusive como “porta de saída” para os inclusos no Programa Bolsa Família. 

De Marco ressalta que este Projeto reflete o anseio de centenas de trabalhadores de Lucas do Rio Verde que buscam se organizar, mas que ainda não puderam ter o apoio e reconhecimento de políticas públicas municipais, pela ausência de Lei específica. “Inclusive, estes empreendimentos coletivos existentes no nosso município já organizam-se em torno de associações e em grupos informais”, justifica. 

Ao apresentar o projeto, a vereadora aponta que o perfil sócio econômico da população luverdense apresenta em torno de 70% das famílias com renda per capita de meio salário mínimo. Segundo ela, em torno de quatro mil estão cadastradas no bolsa família como beneficiárias, ou no cadastro de espera do benefício.
Cleusa lembra ainda que o governo Federal criou a Secretaria Nacional da Economia Solidária para incentivar ações no campo da Economia Solidária e do Comércio Justo e incentiva sua regulamentação nos municípios, para que possam acessar recursos financeiros através de projetos, programas e ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário