segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Agricultura participa de encontro Regional de Cooperativas de Catadores

 
 
A secretária de Agricultura, Sandra Gigante discursou sobre a importância da criação de uma rede de cooperação para o gerenciamento integrado de resíduos sólidos
 
 
 
 


Na manhã do último sábado, dia 26 de outubro, a Associação Primavera de Defesa do Meio Ambiente e Ação Social – Ecoação e a Cooperativa de Trabalho Regional de Catadores de Resíduos Sólidos – Coopersol, promoveram o Encontro Regional de Cooperativas de Catadores de Resíduos Sólidos.

Após a abertura, as cooperativas se apresentaram para o público presente, falando sobre sua história, a forma como estão organizados, suas dificuldades e seus potenciais. Em seguida foi apresentada a proposta de criação de uma “Rede de Cooperação entre as Cooperativas de Catadores de Resíduos Sólidos”, que terá como principal objetivo contribuir para a melhoria do gerenciamento dos resíduos sólidos na Região Noroeste do Estado de São Paulo.

Após o intervalo foram ouvidas as manifestações dos órgãos cooperadores. Manifestaram-se os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, o SEBRAE e da Prefeitura Municipal, que apresentaram sugestões de como podem contribuir para a formulação da proposta de criação da “rede de cooperação”.

Ao final a palavra foi aberta e vários seguimentos se manifestaram sobre a impressão positiva do evento e de como as coisas podem caminhar para que as propostas de fato possam ser encaminhadas. “A criação de uma rede possibilitará melhores condições para o fortalecimento das cooperativas de catadores de recicláveis de toda a nossa região e isso é extremamente válido. A prefeita Nice, desde que assumiu está engajada em colaborar com a Coopersol e conseguiu, junto ao secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, R$ 250 mil para a construção de um barracão para a Coopersol. A Prefeitura está de portas abertas para qualquer projeto que beneficie as cooperativas”, disse a secretária de Agricultura, Sandra Gigante.

Estiveram presentes as cooperativas Coopersol, de Jales; Coopersul, Santa Fé do Sul e Coopervinte, de Votuporanga, além do poder público, sociedade civil, além de representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, CETESB, Sabesp, Sebrae, Daae, Polícia Ambiental, Ponto de Cultura e empresas parceiras. A secretaria municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante representou a prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice que estava em São Paulo.

O encontro teve apoio estrutural da Prefeitura de Jales, Câmara Municipal e do Governo do Estado de São Paulo. O apoio empresarial dói da Só Lixeiras, Pantaton, Gestore Consultoria, Worktech, Agnaldo Campos, Auto Peças CJ, Castelão das Tintas e Choperia Planeta Chopp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário