sexta-feira, 7 de março de 2014

Acre: Sena Madureira tem lei municipal de economia solidária sancionada


 
O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, sancionou a lei 438, de 5 de fevereiro de 2014, que estabelece o programa municipal de fomento à economia solidária. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, na última quinta-feira, 7, com a participação de representantes da  pasta de Pequenos Negócios (SEPN), dezenas de empreendedores, grupos solidários e associações, que foram conhecer como a medida irá contemplá-los.

Tarauacá regimentou  sua lei municipal em 2013, Sena Madureira é então, o segundo município que sanciona e determina sua autonomia para o desenvolvimento da economia solidária. A SEPN fomenta atividades como:  doces e salgados, salões e meliponicultura, potenciais econômicos locais.

Um exemplo é Associação de Produtores Rurais da Agricultura Familiar do Ramal Vitória, na qual o grupo já desenvolve a avicultura e recebeu  ainda curso de pintura pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e de corte e costura pela SEPN. “Nós, da zona rural, ainda estamos nos organizando, mas vemos que por meio dessa política vai ter feiras e isso vai dar oportunidade de levar nossas produções e divulgar nosso trabalho”, conta a representante, Francisca Gomes.

Assim como o Raimundo da Silva que ficou animado com as possibilidades de apoio para o trabalho da cooperativa Zirmão Iracema: “Temos produtos do extrativismo, como borracha, castanha e artesanato, e também,  produtos da agricultura familiar, como o  óleo de copaíba e mel de abelha, mas precisamos de apoio com capacitação e equipamentos para ajudar a melhorar a qualidade de nossos produtos”.

Após a assinatura, todo o público recebeu capacitação em economia solidária, para empoderamento da modalidade. “Estamos apresentando os princípios e parâmetros nacionais e estaduais, orientando sobre a organização e como a política os beneficiará” , explica a coordenadora do Departamento de Economia Solidária da SEPN, Márcia Sousa.

“Estamos acompanhando o desenvolvimento do Acre, o empoderamento local e vendo bons exemplos de conquistas e trabalho”
Luis Otávio, representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária

“É uma satisfação colaborar na construção de uma política que trará crescimento econômico para o meu município natal”
Silvia Monteiro, secretária adjunta de Pequenos Negócios

“Estamos prestando contas com a população, atendendo uma reivindicação dos trabalhadores de Sena Madureira. Agora vamos catalogar os empreendimentos, ter a atuação do conselho e continuar com o trabalho”
Cleiton Brandão, vereador, autor do projeto de lei

“O objetivo é captar recursos para investir em grupos organizados, assim vamos aumentar a autoestima dos empreendedores locais e desenvolver a economia solidária nas feiras e com muito trabalho”
Mano Rufino, prefeito de Sena Madureira

Nenhum comentário:

Postar um comentário