sábado, 8 de março de 2014

Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil economiza até R$ 1,5 milhão por ano com monitoramento de rede

 

 
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) notou a necessidade de uma solução de mapeamento de rede conforme a organização cresceu. O Sicoob possui mais de 18 mil funcionários e 2,5 milhões de associados, a quem atende com produtos e serviços, estrutura que demanda maior robustez às atividades de telecomunicações, distribuídas em 2.500 circuitos no país.
Com atendimento contratado d as operadoras de telecomunicações abaixo dos níveis adequados, o Sicoob buscou no mercado um sistema de monitoramento. José Eduardo Godoi, líder de equipe da empresa, optou pelo PRTG Network Monitor da Paessler em função da usabilidade e facilidade de personalização dos recursos, levando em consideração sua experiência com soluções semelhantes.
O monitoramento da rede do Sicoob é realizado em uma plataforma virtual da VMware sobre um servidor rodando a versão 64 bits do Windows Server 2008 com processador Intel Xeon 2.4Ghz Quadcore e 10GB de memória RAM. São monitorados mais de 8 mil sensores distribuídos em switches e roteadores. A implementação também foi pensada para dar transparência e aumentar o engajamento com o software.
“Criamos um mapa para ser utilizado em um painel de monitoração que permitiu uma visão geral de toda rede WAN. Esse painel possibilitou que a equipe de telecom da gerência de produção do Sicoob aprimorasse o controle na gestão de rede de longa distância, o que refletiu em transparência tanto para as áreas de negócio quanto para os usuários do sistema”, completa Godoi.
Resultados
Um dos grandes desafios para administradores de redes é o tempo médio de resposta da operadora diante de um imprevisto em função de uma oscilação temporária. A utilização do PRTG permite que o tempo de abertura de chamado com as operadoras caia pela metade, promovendo impactos na racionalização de recursos.
O Sicoob estima que, com os resultados da implementação do PRTG, a economia com proatividade chegue até R$ 1,5 milhão por ano nos contratos com as operadoras de telecomunicações, já que o software de monitoramento de rede da Paessler AG possibilita que o Sicoob não inclua esse serviço nos novos contratos.
Outras vantagens obtidas com o PRTG incluem a integração com dispositivos móveis, o controle automatizado de switches e a geração de relatórios de disponibilidade e utilização dos links.

Nenhum comentário:

Postar um comentário