sexta-feira, 13 de março de 2015

Angola: Cooperativas agrícolas esperam colher mais de 40 mil toneladas em produtos

 

 
Um total de 46 mil 107 toneladas de produtos agrícolas deverá ser colhido no conjunto dos municípios de Malanje, este ano, informou terça-feira o director provincial da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, João Manuel.
 
A safra vai resultar do trabalho de cultivo de bata doce, feijão, bata rena e milho, realizado pelas cooperativas agrícolas e as associações de camponeses dos 14 municípios de Malanje, ressaltou João Manuel, quando procedia ao balanço preliminar da primeira época da campanha agrícola 2014/2015 que teve início em Outubro transacto.
 
Durante a campanha agrícola, disse ter sido cultivados 12 mil hectares de feijão, quatro mil de ginguba, dois mil e 900 de milho e mil 600 hectares de bata-doce.
 
João Manuel referiu que estiveram envolvidos na primeira época da campanha agrícola 164 mil 296 famílias camponesas. Desse número 94 mil 775 tiveram apoio da direcção provincial da Agricultura, por via do Programa de Fomento Agrícola.
 
Outras 64 mil e 996 famílias receberam ajuda do Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural, numa parceria com a Organização Não Governamental Adra-Antena Malanje.
 
 
Quanto a preparação de terras, adiantou que foram trabalhadas, pela empresa de Mecanização Agrícola (Mecanagro), um total de dois mil e 700 hectares.
 
Foram igualmente preparados, segundo o director, nos municípios de Calandula e Cacuso, 62 hectares com recurso a tracção animal.
 
Durante o arranque da primeira época da Campanha Agrícola 2014/2015, a direcção provincial da Agricultura em Malanje distribuiu para as cooperativas duas mil e 800 enxadas e mil 950 catanas.
 
A referida delegação distribuiu também mil machados, 25 toneladas de milho, três toneladas de feijão, nove toneladas de massango e massambala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário