quinta-feira, 12 de março de 2015

Desenvolvimento Sustentável

 

1. Conceito Geral
O desenvolvimento sustentável é quando progride algo de forma a unificar e balancear interesses econômicos, sociais e do meio ambiente. Sendo assim, quando se é desenvolvido algo de forma sustentável, quer dizer que o planejamento de melhoria contínua foi feito de forma racional, de forma a contemplar interesses econômicos e, principalmente, de preservação ambiental.
O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceptualmente dividido em três componentes: a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.

2. Origem
na década de 70, onde na primeira Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente (Conferência de Estocolmo – 1972) estabeleceu que Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que atende as necessidades presentes, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
Começou a ser falar sobre desenvolvimento sustentável com a Conferência de Estocolmo (1972), estabelecendo que Desenvolvimento Sustentável é a procura e obtenção de progresso que atende as necessidades presentes, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. Também houve a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU em 1983. De acordo com o relatório dessa organização, o desenvolvimento sustentável objetiva “o atendimento das necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às próprias necessidades”.
Essa conferência e a criação de consciência ambiental aconteceram devido a um grande progresso na área de tecnologia e industrial no século XX. Com a intensa exploração dos recursos naturais as pessoas perceberam a importância de preservar o meio ambiente, pois seus recursos são finitos. Isso gerou uma mudança de parâmetros, estabelecendo um novo cenário para processos de desenvolvimento de atividades cotidianas, agrícolas, florestais e pecuárias.

3. Como desenvolver-se sustentavelmente?
O desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos, levando à uma nova forma de desenvolvimento econômico que leva em consideração o meio ambiente.
De acordo com a instituição BWW, o “desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais.” Esse tipo de busca ao progresso tende a ser insustentável, já que não reconhece a finidade dos recursos naturais dos quais a humanidade depende e, assim, o esgotamento a curto, a médio ou a longo prazo é uma certeza.
Pensando assim, o desenvolvimento sustentável sugere, de fato, desenvolvimento econômico e a preservação ambiental de forma harmoniosa, pensando em como economizar recursos naturais em todas as etapas do processo produtivo de forma cuidadosa ou, até mesmo, de como preservar durante as atividades cotidianas. A sustentabilidade é obtida quando une-se o desenvolvimento social, econômico e humano com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
 
4. Sustentabilidade e o Ministério da Agricultura
O Ministério da Agricultura desenvolve e estimula as boas e sustentáveis práticas agropecuárias privilegiando os aspectos sociais, econômicos, culturais, bióticos e ambientais. De acordo com o próprio ministério, estão incluídos sistemas de produção integrada, de plantio direto, agricultura orgânica, integração lavoura-pecuária-floresta plantada, conservação do solo e recuperação de áreas degradadas. Essa iniciativa visa incentivar e apoiar o produtor agropecuário, já que o ministério elabora projetos e programas direcionados para a assistência técnica, financiamento e normatização das práticas rurais sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário