quinta-feira, 12 de março de 2015

Material reciclado pode valer descontos na conta de luz no CE

 

No Ceará, o projeto ambiental Conta Verde permite que materiais recicláveis sejam trocados por desconto na conta de luz. A iniciativa desenvolvida pela Companhia Energética do Ceará (Coelce) tem como objetivo incentivar os clientes a buscarem uma forma de compensar as emissões de gás carbônico (CO2) pelo consumo de energia elétrica.
Sérgio Araújo de Souza, coordenador da Área de Meio Ambiente da Coelce, ressalta a importância da conscientização sobre o consumo de energia elétrica de forma adequada, sem desperdício, e, ao mesmo tempo, a consciência ambiental de fazer a reciclagem. Antes de implantar a iniciativa, a Coelce realizou um estudo para saber o índice de redução de CO2 no processo de reciclagem de determinados materiais.
“Nós realizamos um estudo para saber o quanto se emite de CO2 na produção tradicional, no caso do alumínio, por exemplo, foi verificado que para produzir 1 quilo (kg), desde a extração da bauxita até o acabamento de um lingote, são emitidos, são emitidos 10 kg de CO2 e, na reciclagem desse alumínio, são gastos em torno de 300 gramas. Ou seja, deixa-se de emitir 9,7 kg de CO2 de um processo tradicional para um processo de reciclagem. Nós fizemos este estudo com diversos outros produtos tais como: papel, papelão, embalagens PET, aço, alumínio, então foram diversos produtos”.
Pessoas jurídicas do comércio e da indústria já têm acesso à iniciativa Conta Verde desde maio do ano passado, enquanto o cliente residencial de baixa tensão passou a participar do projeto apenas no mês de dezembro. Para compensar as emissões de CO2 dos usuários, é levado em consideração todo o processo de produção do material, desde a extração de recursos naturais até chegar ao consumidor final.
“No final do mês comparando o consumo de energia elétrica, a quantidade de emissão de CO2 e a quantidade que deixou de ser emitida pelo fato da reciclagem, este fator, que esperamos que fique próximo de 100%, é o que denominados de cliente conta verde. Ou seja, ele conseguiu compensar através das emissões evitadas as suas emissões do seu próprio consumo de energia elétrica. Esse projeto ele se propõe também a isso, ou seja, deixa a bauxita no lugar dela, deixa o minério de ferro no lugar dele, deixa o petróleo no lugar dele e vamos reciclar aquilo que já foi retirado”.
Desde sua implantação em 2007, o programa Ecoelce – no qual o conta Verde está inserio – já arrecadou 18 milhões de toneladas de resíduos e foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos projetos destaque para o alcance dos Objetivos do Milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário