sexta-feira, 13 de março de 2015

Município em prol de uma educação empreendedora

 

 
 


 Incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações. Este é o objetivo da Prefeitura de Barra Mansa que, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Sebrae e a Aciap (Associação Comercial Industrial Agropastoril de Barra Mansa), realizou, na manhã de ontem, a assinatura do convênio para início do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp). O ato aconteceu no gabinete do prefeito Jonas Marins (PCdoB) e contou com a presença dos dez diretores das primeiras unidades educacionais contempladas com o programa.
Inicialmente, o convênio prevê a capacitação de 70 professores de dez escolas municipais para inserção do tema no currículo escolar. Ao todo, três mil alunos do 1o ano ao 9o ano do Ensino Fundamental serão beneficiados.
Segundo o coordenador do projeto, Junior Rodrigues, a iniciativa não se trata apenas de uma nova capacitação ou metodologia. “A ação visa inserir o empreendedorismo nas matérias que já constam na grade. É um estímulo para o desenvolvimento de habilidade e comportamentos empreendedores. Durante o ano letivo, serão trabalhados com os alunos valores de ética, cidadania, cooperação e inovação”, explicou Junior, acrescentando que o projeto piloto tem a durabilidade de um ano, podendo ser renovado e inseridos novas escolas. “A idéia é ampliar para toda a rede”.
Conforme informou a analista do Sebrae, Juliana Gomes, Barra Mansa é a primeira cidade da Região Sul Fluminense a receber o projeto. “O ensino fundamental se limita a educação básica. O objetivo principal é o de preparar as crianças para o mercado de trabalho no futuro”, frisou. A educação empreendedora proposta pelo Sebrae incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens e espírito de coletividade, fomentando a educação e a cultura empreendedora. Através de noções aplicadas no dia a dia da rotina escolar, o curso deve considerar a autonomia do aluno para aprender e desenvolver atributos e atitudes necessárias para a gerência da vida profissional.
Presente ao evento, o presidente da Aciap, Arivaldo Mattos, lembra que esta é uma luta antiga da entidade. “Tentamos implementar o projeto em outras gestões, sem sucesso. Neste caso, a receptividade da prefeitura foi imediata. Hoje, é muito mais fácil formar uma criança com visão de gestão e empreendedorismo do que um próprio adulto. É bom ver professores envolvidos e comprometidos com a causa”, disse Arivaldo, destacando a certeza de ótimos resultados.
A secretária municipal de Educação, Maria Lusia Melchiades, se disse feliz com a nova empreitada. “Foram dez escolas escolhidas como piloto. Futuramente, as outras 60 serão contempladas. A expectativa é atingir os 20 mil alunos da rede. A criança hoje quer novidades,  criar pequenas fábricas e são criativos e capazes disso”, ressaltou Melchiades, enaltecendo a dedicação dos diretores que ‘abraçaram o projeto’. “Tenho certeza que vamos colher muitos frutos para Barra Mansa através dessa iniciativa”.
Para o prefeito Jonas Marins é indispensável que o município se mobilize no sentido de oferecer aos jovens a oportunidade de entrar no mercado de trabalho mais fortalecidos, seguros e competentes. “Despertando o empreendedorismo na cabeça dessas crianças, teremos futuros empreendedores de sucesso neste país”, destacou o chefe do Executivo antes de assinar o convênio ao lado dos demais representantes.
O diretor do Colégio Municipal Clécio Penedo, João Christiano Ferreira, comemorou a assinatura do convênio. “Nesta fase da escolaridade, valores, habilidades e competências começam a se estruturar na vida das crianças. É um trabalho difícil para o professor, por conta da vida atribulada e inúmeros serviços, mas todos aceitaram o projeto e estão ansiosos para começar a se empenhar e garantir resultados. O projeto é muito bom. São essas crianças de hoje que vão mudar a cara do país com relação aos empregos, portanto, temos que investir nelas”, concluiu.
Também participaram da reunião, os secretários de Ordem Pública, Wesley Britto e de Habitação e Interesse Social, Juarez Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário