domingo, 6 de outubro de 2013

Evento no Sudoeste discute organização e gestão cooperativas


 





    Empreendedores, técnicos, produtores rurais e membros da administração municipal de Francisco Beltrão participaram, em setembro, de uma  oficina sobre formação e atuação de cooperativas. Realizada graças a uma parceria entre Sebrae/PR e Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e de Desenvolvimento Rural, o evento, que reuniu 40 pessoas para discutir cooperativismo básico e viabilidade econômica, contou com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PR).

    A oficina de trabalho foi conduzida por João Gogola Neto, coordenador de desenvolvimento cooperativo do Sescoop-PR e contador com especializações nas áreas de auditoria, gestão, perícia, análise econômica e controladoria. Com a experiência de mais de dez anos de atuação no segmento, João Gogola abordou com o grupo temas como tributação, tipos de cooperativas, pilares para a viabilidade econômica de uma cooperativa, deveres de cooperados, além de falar sobre a história do cooperativismo e o que define uma cooperativa.

    Sobre os pilares da viabilidade econômica de uma cooperativa, tema discutido no evento, o especialista do Sescoop-PR, enumera quatro pontos, que são a necessidade coletiva, vontade e compromisso, viabilidade econômico e financeira, além da sustentação legal. “De uma cooperativa que atenda exatamente o que se espera de cada um desses pilares, o resultado será o sucesso”, destaca Gogola, que trouxe exemplos de cooperativas que foram exitosas na sua atuação e também outras que não deram certo.

    A secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Francisco Beltrão, Jovelina Chaves, destaca que a administração municipal prevê um eixo de atuação sobre o cooperativismo na sua pasta. Por isso, destacou a importância de promover uma oficina sobre o tema e envolver pessoas que já atuam em cooperativas e outras que estudam a formação de novas. “Foi uma boa iniciativa em parceria com o Sebrae/PR e a Ocepar/Sescoop-PR, que trouxe informações precisas sobre a organização de uma cooperativa. Sem dúvida serviu para quem já está no ramo e também para os que pensam em formar uma nova entidade”, ponderou.

    No Brasil, as cooperativas são classificadas conforme sua atividade. A classificação pode ser de 13 tipos, que denominamos ramos do cooperativismo, e são eles: agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, infraestrutura, habitacional, mineral, produção, saúde, trabalho, turismo e lazer, transporte de cargas e passageiros.

    A região Sudoeste do Paraná possui hoje 32 cooperativas nos ramos agropecuário, crédito, educacional, infraestrutura, saúde e transporte.  Em Francisco Beltrão, está sediada a maior cooperativa de transporte do Paraná, que é a Coptrans (Cooperativa de Transportes 14 de Dezembro), a primeira cooperativa de crédito vinculada à atividade de transporte, além de singulares dos Sistemas Sicoob, Sicredi, Uniprime e Unimed. Na atividade agropecuária, a região também se projeta com um crescimento de 14,1% de 2011 para 2012. “Em 2012, o sudoeste paranaense foi responsável por 4,3% da movimentação econômica das cooperativas agropecuárias do Paraná”, destacou Gogola

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário