sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Projetos da Nova Economia Catarinense são apresentados à Colombo


  A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) apresentou ao governador de Santa Catarina Raimundo Colombo os programas e projetos da Nova Economia Catarinense. "Com o programa, o governo do Estado atende do empreendedor individual às grandes empresas com ações inclusivas, a partir das quais todos poderão se beneficiados, ao mesmo tempo em que investe na formação de um cidadão inovador com a criação de ambiente no qual ele possa empreender com inovação", relata a secretária-adjunta da SDS, Lucia Dellagnelo. Colombo elogiou a iniciativa. "Parabéns a todos por este trabalho que irá produzir em bons resultados. São projetos realmente extraordinários e de boas perspectivas", disse.
O projeto foi apresentado durante a visita de Colombo à nova sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), na segunda-feira, dia 30. Na área de desenvolvimento econômico, o Sebrae/SC é parceiro da SDS em cinco ações: Juro Zero - para microempreendedores individuais; Polos Industriais - para micro e pequenas empresas; Desenvolvimento Territorial - para municípios com baixa densidade empresarial e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); Economia Verde e Solidária - para projetos de utilização de resíduos sólidos por cooperativas e associações de baixa renda; e Startup SC - para empreendimentos inovadores na área digital.
A Nova Economia Catarinense conta com outros projetos para a área de investimentos, inovação e meio ambiente: a atração de grandes empreendimentos, como a BMW; o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) - voltado para grandes empresas do setor industrial; o Inova@SC - com onze centros de inovação a serem instalados em diferentes cidades catarinense; Tecnova/SC - com estímulo à inovação em micro e pequenas empresas; o Sinapse da Inovação - para apoio a ideias inovadoras; Educação TEC - que propõe metodologias inovadoras de ensino; Geração TEC - para capacitar jovens para o setor de tecnologia; além de ações para o fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas; a elaboração, sem custos para as prefeituras, dos planos municipais de gestão de resíduos sólidos e os planos municipais de saneamento básico; e o Levantamento Aerofotogramétrico, entregue em todos as cidades catarinense.
PRINCIPAIS RESULTADOS:
Juro Zero
R$ 47,7 milhões já emprestados em mais de 17 mil operações de crédito
Polos Industriais
2.409 micro e pequenas empresas de 47 polos setoriais atendidas
1.657 consultorias tecnológicas já realizadas
Desenvolvimento Territorial
94 planos estratégicos de desenvolvimento municipal elaborados
Economia Verde e Solidária
41 projetos pré-selecionados
Startup SC
40 startups selecionadas em duas edições
Centro de Inovação
11 Centros de Inovação em 11 municípios catarinenses
Tecnova/SC
Edital para inscrição dos projetos está aberto. Para consulta-lo, basta acessar o site da Fapesc.
Sinapse da Inovação
172 empresas selecionadas e contratadas
Edital para inscrição dos projetos na 4ª edição está aberto. Para consulta-lo, basta acessar o site Sinapse da Inovação.
Geração TEC
2.139 capacitações já realizadas
Comitês de Bacias
278 municípios cobertos por Comitês de Bacias
Hidrográficas em Santa Catarina
Planos Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos
176 municípios receberão os planos sem custo
Planos Municipais de Saneamento Básico
179 municípios receberam os planos sem custo
Levantamento Aerofotogramétrico
Todos os municípios receberam os dados geoespaciais das suas áreas

Nenhum comentário:

Postar um comentário