A intenção do Pacto das Águas é frear o desmatamento e a exploração prejudicial ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, valorizar a produção e a cultura local

Pensar em um método sustentável de desenvolvimento para a região amazônica, que não tenha o desmatamento como atividade principal. Esse é o objetivo do Projeto Pacto das Águas, que nasceu da união entre seringueiros, povos indígenas e agricultores familiares.
divulgação
Objetivo do projeto é garantir a reflexão e a valorização de modelos alternativos de gestão ambiental na região amazônica.
Seu objetivo é construir alternativas ao modelo de ocupação predominante nessa região, baseado no avanço das frentes de desmatamento. O projeto tem como missão consolidar estratégias de desenvolvimento pautadas na manutenção da floresta e das culturas locais dessas populações, que buscam opções de renda desvinculadas da exploração da madeira, de minérios e da pecuária.
O projeto funciona apoiando a organização social das comunidades, incentivando o manejo e a comercialização de produtos como a castanha-do-Brasil, o látex da seringueira nativa e as joias da floresta. Assim, a intenção da iniciativa é proporcionar a conquista de rentabilidade e dignidade com atividades produtivas tradicionais e não-prejudiciais ao meio ambiente.
Para apresentar o projeto à população, foi lançada uma publicação que reúne toda a história da região e de suas populações, assim como o panorama atual de exploração da mata e as propostas do Pacto das Águas.