sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Pinheiral desenvolve políticas públicas sobre economia solidária





   
 
 

 

Entende-se como "economia solidária" uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não do capital. A filosofia que começou a ser difundida com maior intensidade no Brasil nos últimos anos ganhou força em Pinheiral, no atual governo do prefeito José Arimathéa (PT).
De acordo com Wagner Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinheiral, o município começou a dar atenção especial sobre o tema.
- Hoje somos o único município que tem na pasta do desenvolvimento econômico um espaço para desenvolver políticas públicas voltadas para a economia solidária. Buscamos organizar e fomentar ações para o trabalho e renda a partir do associativismo e o cooperativismo. Em abril, já realizamos o primeiro seminário de economia solidária do Médio Paraíba com a participação de 11 cidades e 189 pessoas, quando foi discutido ações com a presença de catadores, agricultores familiares, artesões e prestadores de serviço, sendo que desse total, 90 participantes eram de Pinheiral - informou Wagner.
Projetos e ações
Entre os projetos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria, Wagner citou a criação de um fórum local em outubro e a conclusão do Plano Plurianual (PPA), que já está pronto, para os quatro anos de governo, com itens diretamente ligados ao setor.
Outra ação destacada pelo secretário diz respeito à promoção de uma interação maior entre empreendedores regionais e empresários que estão chegando ao Sul Fluminense. O objetivo, neste caso, é estreitar elos para melhor aproveitamento de produtos locais e mão de obra regional.
- Também estamos desenvolvendo uma parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para o próximo dia 9, visando a realização de um processo de capacitação junto a um grupo de 25 costureiras para que dessa capacitação saia alguma grife ou empresa e que com isso possamos gerar emprego e renda - informou o secretário.
Sala do Empreendedor
A prefeitura também pretende promover já no próximo mês a criação da sala do empreendedor, que funcionará na Rua Justino Ribeiro 228, no Centro, como um espaço onde qualquer empreendedor poderá tirar dúvidas e obter informações sobre empreendedorismo.
- O ponto fundamental da economia solidária é a união e o pensar em desenvolver economia em grupo. O investimento com este tipo de economia não é um investimento alto e no caso de Pinheiral, estamos realizando parcerias com o governo estadual e federal. A economia solidária foi introduzida pelo governo Lula, e acredito que alguns governos municipais ainda não olharam para este tipo de economia por falta de conhecimento sobre o assunto. Em oito meses de governo estamos fazendo com que a cidade volte a pensar no desenvolvimento - esclareceu.
Associação confirma melhorias no município
Para a coordenadora da AESP (Associação de Economia Solidária de Pinheiral), Elza Adalberto de Souza, a participação do governo municipal como incentivador da economia solidária esta sendo positiva.
- A associação já existe desde 2007, mas agora estamos tendo um apoio maior. Hoje nós somos uma entidade de fomento com 35 empreendedores cadastrados, onde damos apoio de formação e informação dentro da economia solidária. Vejo como uma das vantagens da economia solidária o fato de que podemos trabalhar com um modelo novo de capital econômico não consumista. A outra vantagem é em relação ao meio ambiente, porque as pessoas vão sendo conscientizadas sobre o uso correto e consciente de alguns produtos - defendeu Elza.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário