sábado, 5 de outubro de 2013

TEDxJovem@Pelourinho busca disseminar o empreendedorismo na juventude

 


 



 

O jovem Enderson Araújo é referencia em comunicação nas periferias e será um dos palestrantes do T 
Jovens brasileiros que tiveram as vidas transformadas por ideias e ações inovadoras das mais diversas áreas de atuação irão compartilhar suas experiências no TEDxJovem@Pelourinho, no dia 12 de outubro, a partir das 14h, no Teatro Sesc Senac Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador.
Nesta edição, o tema do TEDxJovem@Pelourinho será Empreendedorismo: se Joga!. Segundo pesquisa da BOX1824, esta nova geração traz como característica marcante o fato de ser empreendedora. Eles consideram o ato de trabalhar um meio de ser feliz. E, ao contrário do mito de que jovens só pensam em si mesmos, eles, na verdade, pensam cada vez mais em questões ligadas à coletividade – 74% afirmam que se sentem obrigados a fazer algo pela sociedade em seus cotidianos.
O TEDxJovem@Pelourinho propõe esse encontro para que a turma discuta as suas ideias e configure um espaço de troca de experiências.
O formato TEDxjovem é voltado para alunos do ensino médio e o seu objetivo maior é fazer com que estes jovens tenham contato com ideias inspiradoras e criativas, a fim de transformarem, também, as suas vidas. Seguindo esta diretriz, toda a produção do TEDxJovem@Pelourinho será feita por jovens. O objetivo dessa ação é trazê-los para dentro do TEDx, colocando-os em contato com este universo e com profissionais com ampla experiência em diversas áreas de atuação.

Carolina Linhares aproxima pessoas por meio de sua startup
Para ajudar a identificar esses jovens palestrantes, a equipe do TEDx convidou nomes como Isaac Edington, presidente do Instituto EcoDesenvolvimento; a publicitária Sonia Maria Haas; o especialista em economia criativa, Richard Alves;
o sócio-fundador da ItsNoon, Reinaldo Pamponet; e o empreendedor, Pierre Schurmann. Eles, os curadores, tiveram a missão de identificar e convidar os palestrantes que vão compartilhar suas experiências e ações inovadoras no evento.
Jovens palestrantes
Enderson Araujo| Empreendedor Social, baiano, criador do Mídia Periférica , é referencia em comunicação nas periferias, com site, jornal comunitário e programa de áudio visual na web.
Marcelo Pimenta| Em uma primeira análise, é jornalista, consultor, empresário, estrategista, coordenador do e-book “Ferramentas Visuais para Estrategistas”. Se vamos mais a fundo descobrimos um dos pioneiros do empreendedorismo digital no Brasil.
Carolina Linhares | Entre linguagens de programação e cálculos estruturais, Carolina desenvolveu duas novas paixões: inovação e empreendedorismo. Hoje, sua start-up Linz desenvolve uma rede social cujo objetivo é motivar a aproximação de pessoas, usando o mundo virtual para uni-las no mundo real.
Daniel Veiga| Estudante de Engenharia Mecatrônica na Unifacs, somente 22 anos e já se envolve em importantes projetos de inovação que associam empreendedorismo à busca por melhorias na qualidade de vida de pessoas com deficiência.
O TEDxJovem@Pelourinho contará, ainda, com a direção artística da cineasta Cecília Amado e com Letícia Menger na direção de produção. Os demais palestrantes podem ser conhecidos no site do evento.
Sobre o TEDx
O evento, que teve sua primeira edição em 2011, sendo consagrado como o primeiro TEDx do Nordeste, é independente e auto-organizado, seguindo o modelo e critérios do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) . Em 2011, na sua estreia, o tema do encontro foi “Simplifique” e, já em 2012 a discussão foi norteada pela ideia das “Cidades Inteligentes”.

As palestras são sempre concisas e ricas em conteúdo. Cada expositor é desafiado a ministrar “a melhor palestra de sua vida” no tempo máximo de 15 minutos, sendo orientado a se concentrar em uma única ideia! Permeadas de emoção e entusiasmo, as palestras são um convite à reflexão e inspiram o espectador a adotar atitudes de criatividade e inovação, a partir dos exemplos concretos das ideias compartilhadas.
Sobre o TED
O TED foi criado em 1984 como uma conferência anual na Califórnia e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Apesar dos mil lugares na plateia, as inscrições esgotam-se um ano antes. Cerca de 500 das palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países.
A cada ano a organização elege um pensador de destaque e repassa a ele 100 mil dólares para ele que possa realizar “Um Desejo que Vai Mudar o Mundo”. Com essas quatro ações: TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx, a organização pretende transformar seu mote “ideias que merecem ser espalhadas” cada vez mais em realidade. “Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”, dizem os organizadores do TED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário