domingo, 1 de maio de 2011

BANCO DO POVO NO CEARÁ

Com o objetivo de criar alternativas para fomentar a economia, disponibilizando crédito com juros acessíveis para os segmentos formais e informais da economia, o governo estadual, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) irá inaugurar no próximo domingo (10) o Banco do Povo de Rondônia, em Guajará-Mirim. A data para a inauguração foi escolhida Para coincidir com o aniversário do município, que completará 82 anos no dia 10 de abril.

O Banco do Povo é um dos compromissos de campanha que o então candidato Confúcio Moura assumiu nos palanques e que começa a ser cumprido, como forma de estimular a geração de emprego e renda, principalmente junto às micro-iniciativas.

De acordo com o secretário Edson Vicente, titular da Sedes, o Banco do Povo contribuirá por meio da viabilização de recursos para a implantação ou ampliação de pequenos negócios, com o conseqüente aquecimento da economia, estagnada em determinadas regiões.

“Começamos por Guajará-Mirim por determinação do governador Confúcio Moura, no contexto do projeto de revitalização do município, mas o projeto será estendido para outras regiões”, declarou o secretário.

O Banco

A dificuldade de acesso ao crédito é uma das principais restrições ao desenvolvimento dos pequenos empreendedores. O Banco do Povo é uma modalidade especial de crédito produtivo orientado para alcançar um público de empreendedores de pequenos negócios que não têm acesso ao mercado convencional de crédito. Visa beneficiar o exercício de atividades produtivas (comércio, indústria e serviços), tanto do segmento formal como informal do setor urbano e rural.



Beneficiários

Para ter acesso ao financiamento o empreendedor precisa ter experiência na atividade a ser apoiada; não possuir restrições cadastrais de proteção ao crédito (SPC e Serasa); possuir renda bruta anual inferior a R$ 60 mil e manter o negócio em Guajará-Mirim e região, além dos documentos pessoais.