terça-feira, 31 de maio de 2011

cooeprativa de catatores no amazonas

Plano beneficia cooperativas de catadores Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre o cooperativismo no Amazonas e estabelecer parceria para a capacitação de catadores de materiais recicláveis, estiveram reunidos hoje (17/5), com o presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Júnior, a técnica do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Karin Segala, a presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopcamare), Alzenira Rodrigues e representante da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).


O encontro teve a finalidade de estabelecer diretrizes para uma microaliança público-privada entre a Prefeitura de Manaus (PMM), por meio da Semulsp, a iniciativa privada e a cooperativa de catadores, tendo como sustentáculo o Plano Diretor de Resíduos Sólidos de Manaus (PDRS-Manaus).


Plano - O PDRS-Manaus é beneficiado por um Programa de Fomento estabelecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contempla o gerenciamento do sistema de resíduos sólidos da cidade, os estudos de viabilidade econômica, a programação de intervenções, o conhecimento das necessidades e possibilidades locais e definição de estratégias de curto, médio e longo prazo.


Esse trabalho envolve também a promoção e inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis, que são fundamentais no processo de beneficiamento e encaminhamento para a reciclagem de resíduos sólidos.


Parcerias - Segundo a presidente da Coopcamare, Alzenira Rodrigues, com o PDRS-Manaus e as parcerias firmadas, serão possíveis a construção de um galpão para a triagem de materiais e a aquisição de equipamentos de segurança e trabalho, como o caso das prensas. “Somos 25 cooperados que já estávamos trabalhando através de uma associação, mas sentimos a necessidade de constituir a cooperativa que vai permitir uma participação maior e melhor organização do trabalho”, declarou.


Cooperativismo - Durante o encontro, Petrucio Júnior destacou o nível da capacidade empreendedora dos cooperados da Coopcamare. “A cooperativa possui uma ótima infraestrutura, conquistada com recursos próprios, adquiridos através do trabalho dos cooperados”, disse. Segundo ele, isso demonstra o potencial do cooperativismo em realizar a inclusão social e promover a distribuição de renda e prestação de relevantes serviços à sociedade.