terça-feira, 31 de maio de 2011

visita ilustre do chefe da academia das cooperativas alemãs

Coordenador da Academia das Cooperativas Alemãs visita Ocepar O gerente de produto e coordenador educacional da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG, sigla em alemão), Stefan Daferner, iniciou, na tarde desta terça-feira (03/05), uma visita à sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Ele disse que está aproveitando sua passagem pelo Brasil para discutir a possibilidade de realizar trabalhos futuros em conjunto com o cooperativismo paranaense e de receber novos grupos de brasileiros na Alemanha. A ADG é um instituto de formação que funciona no Castelo de Montabaur, cidade da Alemanha localizada no distrito de Westerwaldkreis, estado da Renânia-Palatinado. A Academia já recebeu três turmas do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas, desenvolvido pelo Sescoop/PR, em parceria com o Sebrae Paraná, Sebrae Nacional e Presidência da República e que conta ainda com apoio de parceiros estrangeiros, entre eles, a Confederação Alemã de Cooperativas.


Dados - Daferner informou que a ADG foi criada em 1970 e hoje é uma das mais importantes instituições especializadas em capacitação na Alemanha, com foco principalmente na formação de executivos das cooperativas de crédito. Ela possui 195 funcionários, dos quais cerca de 40 atuam na organização dos eventos. A Academia recorre a uma rede de 800 docentes de toda a Europa que ministram os conteúdos, sendo que em 2010, a ADG realizou 1.400 cursos e conferências com mais de 18.600 participantes. O faturamento alcançou 26,3 milhões de euros no ano passado, o que equivale a mais de R$ 70 milhões. Em relação às áreas de atuação, o coordenador da Academia alemã disse que ela é voltada à formação de diretores executivos e de auditores e contabilistas; profissionalização de especialistas em finanças e ministra ainda cursos de bacharelado e mestrado para o setor financeiro, além de conferências sobre o mercado. A instituição é mantida por cooperativas de crédito e tem como missão prestar serviços ao segmento.


Estrutura - O Castelo de Montabaur, onde as atividades de capacitação são desenvolvidas, possui uma estrutura que abrange o castelo histórico; cinco edifícios para acomodar os participantes, com 287 quartos; dois edifícios para a realização dos cursos,com 15 salas de aula, 24 salas de trabalho em grupo, além de instalações para de lazer e restaurante. Atualmente, um novo Centro de Convenções está sendo construído, que possibilitará a realização de conferências para até 250 participantes. A ADG desenvolve ainda atividades em outros países da América Latina (Brasil), África, Ásia e na própria Europa, como apoio técnico para projetos no setor financeiro, programas, seminários, workshops, conferências, entre outros serviços.


Participantes - A explanação de Stefan Daferner sobre a ADG foi acompanhada pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; pelo gerente de Autogestão e Desenvolvimento do Sescoop/PR, Gerson José Lauermann; pelo gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra; pelo assessor da diretoria, Guntolf van Kaick; pelo coordenador jurídico da Ocepar,Paulo Roberto Stöberl; pelo assessor jurídico da Fecoopar, Anderson Eugênio Lechechen; pelos coordenadores administrativo da Ocepar, Claudiomiro Rodrigues e do Sescoop/PR, José Roncoski; pelo coordenador de comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho; pela assessora de imprensa, Lúcia Massae Suzukawa; pela assessora de cooperativismo, Sigrid Ritzmann, e pelo analista técnico da Ocepar, Gilson Martins. Depois, o coordenador da ADG recebeu informações sobre o funcionamento do sistema cooperativista paranaense e também a respeito das atividades desenvolvidas pelo Sescoop/PR na área de formação, monitoramento e gestão das cooperativas do Estado.


Avaliação - Segundo Daferner, o desenvolvimento experimentado pelas cooperativas do Paraná é bastante expressivo. "Os números apresentados aqui na Ocepar mostram que o sistema é bastante estruturado, contínuo e sustentável", disse. O dirigente afirmou que ficou satisfeito em poder rever amigos aqui no Paraná e que espera num futuro próximo poder receber os profissionais da Ocepar e do Sescoop Paraná na Alemanha novamente. "Esperamos, num futuro próximo, podermos estreitar esses laços de intercooperação iniciados com a visita de dirigentes na Alemanha, com a realização de mais troca de experiências entre as entidades e, quem sabe, aprofundar temas mais específicos como gestão de cooperativas e treinamentos no preparo dos profissionais", frisou.


Visitas - Na manhã desta quarta-feira (04/05), Daferner retornou à Ocepar, quando conversou com o superintendente José Roberto Ricken. Após o encontro, ele visitou, em companhia de Gilson Martins, a sede da Sicredi Paraná. Ainda nesta semana, o dirigente alemão vai a Porto Alegre e Brasília, onde se reúne com lideranças da OCB e do Sescoop.