terça-feira, 3 de maio de 2011

MICRO SEGURO NO BRASIL

O vice-presidente de Microsseguros da Zurich, Hallie Harenski, visitou em março o Projeto do Palmas Microsseguro, uma parceria entre a Zurich e o Banco Palmas, pioneiro do microcrédito no Brasil.



Hallie veio conferir de perto o seguro formatado especialmente para a população de baixa renda que oferece coberturas de Vida, Assistência Funeral e Plano de Capitalização. Este projeto foi lançado em Fortaleza em outubro de 2010 e vem sendo expandido para outras cidades por meio da Rede Brasileira de Bancos Comunitários. Até o momento, mais seis bancos comunitários aderiram ao projeto.

Além de visitar a sede do Banco Palmas e a comunidade do bairro de Palmeira, a executiva participou do Seminário Crédito Produtivo para Mulheres do Programa Bolsa Família, realizado no dia 16 de março na Assembléia Legislativa do Ceará. Durante o evento, foi apresentado e discutido o projeto do Banco Palmas de Crédito para mulheres de baixa renda beneficiárias do Programa Bolsa Família. Também tomaram parte do seminário Paul Singer, secretário Nacional de Economia Solidária, Joaquim Melo, coordenador Geral do Banco Palmas, e representantes dos governos municipal, estadual e da Caixa Econômica Federal. "O microsseguro também é uma forma de crédito solidário e, juntamente com projetos como esse de crédito para mulheres beneficiadas pelo bolsa família, constitui uma ferramenta importante de inclusão social", afirmou Hallie Harenski.[2]

A vice-presidente da Zurich ressaltou também que "o modelo desenvolvido pela Zurich Brasil e o Banco Palmas é muito interessante. Esta parceria é muito promissora e acredito que possamos replicar este modelo para outros países onde atuamos". A Zurich tem uma área na matriz voltada ao microsseguro e desenvolve projetos na África do Sul, Jordânia e Indonésia.