terça-feira, 31 de maio de 2011

Cooprel: OCB/AL firma parceria com a Conab

O primeiro censo cooperativista de Alagoas trouxe um dado muito preocupante. Os cooperados que trabalham com a reciclagem de lixo em Maceió conseguem sobrevir com R$ 270,00 em média por mês. Com esse levantamento o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) decidiu promover uma campanha para melhorar as condições de vida desses alagoanos.


E entre as ações está a parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na aquisição dos alimentos básicos, oriundos da agricultura familiar. Na última terça-feira, representantes da OCB/AL e o superintendente regional da Conab, Elizeu Rêgo, foram visitar as instalações da Cooperativa de Reciclagem de Maceió (Cooprel) para entregar alimentos e utensílios domésticos que farão parte da nova cozinha da unidade.


A superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AL), Márcia Túlia Pessôa, revelou que os números deixaram a instituição sensível a causa. "Os dados do censo mostraram ainda que a maioria dos cooperados da Cooprel, por exemplo, fazem apenas uma refeição por dia. Nós devemos e junto a outras cooperativas, setor privado e o setor público, podemos mudar essa realidade", frisou a superintendente do Sescoop/AL.


A realidade da cooperativa também deixou Elizeu Rêgo bastante preocupado. O superintendente da Conab informou que em curto prazo vai providencia a inclusão da Cooprel no programa de distribuição de cesta básica e ainda trabalhar junto a OCB/AL a inclusão desses cooperados como beneficiários em programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA).


"Já conversei com o agrônomo da OCB/AL e vamos trabalhar para beneficiar essa cooperativa com alimentos frescos como hortaliças, macaxeira, batata doce, outros alimentos que venham fortalecer a alimentação dessas famílias. Realmente a situação deles é bastante delicada, mas não podemos esmorecer. Vamos mobilizar outros órgãos públicos e contribuir por uma qualidade de vida", destacou Rêgo.


Para Maria José dos Santos, presidente da Cooprel, essa ajuda chega em boa hora. Hoje com vinte cooperados a unidade chegou a ter 27 membros, mas por conta da falta de recursos sete deles deixaram a coleta seletiva. "As pessoas tinham medo de morrer de fome. Passamos por dificuldades diariamente, o que conseguimos por mês é muito pouco. Graças a Deus contamos com a solidariedade das pessoas", declarou Maria José.


A Cooprel funciona em um galpão alugado, no bairro da Serraria, que mantido pela prefeitura de Maceió, mas foi com a ajuda da OCB/AL, os cooperados revelam ter tido algumas alegrias. "O pessoal da OCB/AL tem nos dado muita atenção. Nos orientado quanto a doenças e nos ajudado no dia-dia, no que precisamos. Mas as necessidades são muitas e o poder público poderia fazer mais por nós", lembrou a cooperada Valerita Maria.