terça-feira, 31 de maio de 2011

lixo sempre é um problema

Lixo acumulado e despejo de resíduos causam danos ambientais ao Porto da Ceasa A presença de lixo acumulado e o despejo de efluentes da feira do Porto da Ceasa chamaram atenção de autoridades ambientais e políticos do município do Careiro da Várzea, que nesta sexta-feira (20) visitaram o local para avaliar e tomar providências para a área.


Uma destas autoridades foi o deputado estadual Luz Castro, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa. Ele foi ao local para confirmar denúncia da poluição ambiental feita pela Cooperativa Encontro das Águas, com sede no porto.


Também fez parte do grupo o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AM), Petrucio Magalhães Junior e técnicos da Comissão de Meio Ambiente.


“A área do porto da Ceasa, utilizada por passageiros que realizam a travessia para Autazes, Careiro da Várzea e comunidades próximas, está tomada pelo lixo. Outro problema ainda mais grave é um esgoto a céu aberto, de onde é jogado todo tipo de efluente da feira para o rio”, disse Castro.


O deputado informou que, após inspeção da Comissão de Meio Ambiente, técnicos ambientais constataram que a estação de tratamento da Feira da Ceasa foi construída sem capacidade para atender a toda demanda de efluentes produzida pelos comerciantes do local.


“Há um esgoto à céu aberto. Isto dá uma impressão extremamente negativa”, disse.


A respeito do acúmulo de lixo, Luiz Castro disse que iria pedir providências da Prefeitura de Manaus.


Diagnóstico


O agente portuário da Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH), Walfrido Neto, disse que a poluição ambiental na área do porto da Ceasa também é motivo de grande preocupação para a diretoria do órgão.


“Por isso nós já solicitamos que a empresa responsável pela construção da feira e da estação de tratamento apresente um laudo contendo soluções para o problema”, informou.


A assessoria de imprensa da SNPH informou a empresa vai fazer um diangóstico para identificar o problema que vem causando a poluição proveniente dos resíduos utilizados pelos boxes do porto.


As causas podem ser má utilização do sistema de tratamento, bombas danificadas ou tubulação aquém da capacidade da vazão. Ou os três juntos, segundo a assessoria.


Prejuízos


Presente no Porto da Ceasa, a vice-prefeita do município de Careiro da Várzea, Conceição Costa, enfatizou que a poluição ambiental na área do Porto da Ceasa vem prejudicando, inclusive, a economia do município.


A Secretária de Meio Ambiente e Turismo de Careiro da Várzea, Lúcia Costa, enfatizou a grande preocupação com a política de turismo do município.


“Nós estamos querendo estimular o turismo, mas, com esse porto, fica tudo mais difícil”, declarou, lembrando a importância do Governo do Estado trabalhar para resolver os problemas do porto da Ceasa.