terça-feira, 31 de maio de 2011

cooperativismo em quatro barras no paraná

Com 35 cooperados ativos, a Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras amplia gradativamente suas linhas de atividade, e em pouco mais de dois meses, já aumentou consideravelmente os índices de vendas: de fevereiro até agora, o volume de comercialização subiu sete vezes. A estatística é para vendas no balcão, mas os programas atendidos pelos cooperados vão ainda mais além.


Hoje, a entidade atende o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fornecendo hortaliças, frutas, pães e doces para escolas municipais, estaduais e entidades como a Associação Padre João Cecconelo, Institutos Pio XII, Saleziano, e Lixo e Cidadania. O programa conta com a parceria da Prefeitura Municipal, secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, e Educação, e da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP).


Outro programa em vigor é o da Merenda Escolar, também fornecida pela cooperativa. Semanalmente são entregues hortaliças e frutas, que abastecem escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), e atendem mais de duas mil crianças matriculadas na rede de ensino. Somados os dois programas, a cooperativa fornece por mês mais de uma tonelada de alimentos.


Diversidade


O aumento nas vendas de balcão tem explicação. O apoio da Prefeitura e a diversificação de produtos estão entre os fatores que mais interferem no resultado. Hoje, o consumidor encontra doces, frutas, hortaliças, mel, frango caipira, sucos, peixes, pães e biscoitos caseiros no Armazém da Cooperativa. Na outra ponta, o incentivo vem através de várias ações coordenadas pela Prefeitura, como a disponibilização da sede, fornecimento de calcário e sementes, empréstimo de um veículo e disponibilidade de funcionários para apoio.


“Estamos otimistas com as perspectivas para o ano. As vendas estão aumentando, a cooperativa está sendo reestruturada e estamos incentivando uma produção constante, além de atrair mais cooperados para ampliar a produção. Temos recebido um grande apoio da Prefeitura, através da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, além de outras pastas como Educação, Ação Social, Turismo, Infraestrutura e Administração, o que só fortalece o trabalho”, disse o presidente Sidney Galvão.


Na última semana, a diretoria da cooperativa esteve na Prefeitura para apresentar ao prefeito Loreno Tolardo um relatório da gestão do Conselho de Administração, onde foram listadas as ações, convênios e benfeitorias realizadas neste ano. Tolardo parabenizou os resultados e falou sobre as políticas de incentivo. “Temos buscado atender as demandas e principalmente conhecer as necessidades dos cooperados, para auxiliar no que for possível. Uma das nossas metas é incentivar a produção agrícola e melhorar a renda do produtor”, afirmou o prefeito.


Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Cariovaldo Ferreira, a integração entre poder público e cooperativa vem apresentando bons resultados, e selando uma parceria positiva. “A Prefeitura vem buscando implementar aquilo que os agricultores solicitam, com um atendimento direcionado às demandas da cooperativa, justamente para impulsionar a produção e fortalecer o grupo”, disse.


Produção


De toda a produção, 50% dos alimentos são cultivados de forma natural (sem agrotóxicos), 30% são orgânicos (sem uso de agrotóxicos e cultivados com rotação de culturas, compostagem e utilização de insumos insolúveis) e 20% produzidos de forma convencional. Por mês, são produzidos cerca de 1.200 frangos caipiras, o equivalente a 2.400 quilos, e cerca de 120 frangos orgânicos.


A produção diversificada também abre portas para um outro setor: o turístico. O tesoureiro da cooperativa, Eduardo Ramos, lembra que a produção artesanal é um dos grandes atrativos do setor. “A agricultura familiar está diretamente ligada ao turismo, e isto acontece no mundo todo. A propriedade passa a ser um atrativo turístico, o que impulsiona ainda mais as duas atividades. Temos recebido um apoio formidável”, afirmou Ramos.


Segundo ele, a cooperativa traz uma série de benefícios ao produtor, seja na aquisição de mudas, rações ou adubos, comprados a custos mais baixos em virtude das quantidades, ou mesmo nas oportunidades de venda. A entidade também está estabelecendo parceria com outras cooperativas, como a Coamo, para fornecer produtos mais baratos aos cooperados, como óleo de soja, margarina, farinha de trigo e café.


Onde encontrar


Os produtos comercializados pela cooperativa podem ser encontrados no Armazém localizado na sede da entidade, ao lado da Secretaria de Ordem Pública e Cidadania, ou na Feira Popular de Quatro Barras, onde os cooperados têm seu próprio estande. A feira acontece todas as sextas-feiras na Praça 9 de Novembro, das 8h30 às 17h; e todos os sábados na Praça Raulino Alves Cordeiro (ao lado da Biblioteca Municipal), das 8h30 às 13h. Mais informações: (41) 3672-2823.