terça-feira, 31 de maio de 2011

planejamento estratégico cooperativo no Ceará.

Sescoop/CE finaliza planejamento estratégico com 39 pessoas, entre representantes de instituições parceiras e cooperativas, participaram no dia 06/05, do planejamento Estratégico do Sescoop/CE, na Casa do Cooperativismo Cearense. Com o objetivo de ajudar na construção e consolidação do planejamento do Sescoop/CE.


O presidente do Sistema OCB-Sescoop/CE, João Nicédio Alves Nogueira, que abriu os trabalhos da manhã, lembra que esta é uma ação que já vem sendo realizada desde maio de 2010, durante o Seminário Cearense de Cooperativismo. Ele destacou ainda a presença dos representantes de cooperativas e instituições parceiras. “Sabemos da importância de ouvir a opinião de quem está de fora, pois muitas vezes, quando estamos envolvidos em algum projeto, é necessária a percepção de pessoas que estão de fora para corrigir alguma falha ou apresentar sugestões”, conta Nicédio.


O superintendente José Aparecido dos Santos ressaltou o alinhamento das ações a nível nacional. “Como estamos trabalhando num horizonte de dez anos, vamos pensar qual estratégia de projeto nós podemos realizar. Depois, todo o trabalho realizado aqui será levado para Brasília para avaliação da comissão nacional”, destaca.


O facilitador Sérgio Cordiolli apresentou o conteúdo que seria discutido durante todo o dia, como a base conceitual de planejamento estratégico, análise de contexto geral, orientação do plano estratégico do Sescoop/CE, bem como análise dos ambientes internos e externos, linhas de ações e contribuições das unidades para alcance das linhas de ação.


“Hoje vamos discutir especialmente sobre quais os projetos que esta unidade deverá desenvolver nos próximos anos, os mais estratégicos, relevantes, de mais impacto nesta unidade. E é importante salientar que somos o primeiro Estado com todas as etapas cumpridas”, finaliza.


Cooperativas presentes: Coopen, Caxangá, Unidental, Coopego, Agrobem, Unisocial, Agroapis, Ágora, Caminhos do Sol, Coopsen, Fecoopace, Unimed Ceará e Unimed Fortaleza.

Instituições parceiras presentes: Ematerce, Sesi/Senai, SDA, Aeac, UFC, Senar/Faec e Fetraece.