terça-feira, 31 de maio de 2011

coopeativismo e empreedorismo se apreede na escola

O intuito é agregar nas disciplinas aplicadas às crianças e adolescentes os princípios do cooperativismo e do empreendedorismo. Três escolas da rede municipal – Maria Carmelita e Bento Munhoz, do distrito de Lerroville, e a John Kennedy, de Guaravera – vão disponibilizar o corpo docente para ser capacitado. A previsão é de que o programa comece efetivamente já no mês de junho.

A parceria entre a cooperativa de crédito e o município funciona da seguinte forma: a Sicredi União disponibiliza um profissional da área da educação para transmitir aos professores a metodologia do programa e disseminar os princípios cooperativistas; e a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza as escolas e seu corpo docente, para que assim seja implantado o programa.

"O ensino da prática cooperativista será levado para as salas de aula. Até por que eu sou defensor do cooperativismo e, com a atuação do Sicredi no município, é importante lembrar que os recursos captados pela cooperativa vão ficar aqui, apoiando o nosso desenvolvimento", afirmou o prefeito Barbosa Neto.

A assessoria de Barbosa confirmou a presença dele e da secretária de Educação, Karin Sabec, à cerimônia desta terça-feira. Estarão presentes também o presidente da Sicredi União PR, Wellington Ferreira, e o superintendente de Desenvolvimento da Central Sicredi Paraná, Maroan Tohme.

A assessora do 'A União Faz a Vida' da cooperativa, Maria Rosângela Freitas, informou que, durante a abertura do programa em Londrina, a Sicredi União oferecerá aos professores e convidados uma palestra com o professor Eduardo Shinyashiki, que falará sobre o comprometimento pessoal com a valorização da vida, com enfoque nas práticas cooperativistas e empreendedoras nas salas de aulas.

Cooperativismo

"Difundir a cultura da cooperação sob o ponto de vista de que, mais do que simplesmente doar, é essencial criar condições para que os cidadãos possam se capacitar e crescer." Essa é a missão do Programa 'A União Faz a Vida'.

Na Sicredi União PR, a iniciativa foi implementada em 2008, no município de Nova Esperança e, um ano depois, chegou a Munhoz de Mello, ambos no Noroeste do Estado. No total, 13 escolas municipais participam, envolvendo 185 professores que transmitem ensinamentos de conteúdo cooperativista para 3.195 alunos, entre crianças e adolescentes.

Atualmente, o "A União Faz a Vida" está presente no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, compreendendo 145 municípios, 1.439 escolas e cerca de 16 mil educadores, que levam conhecimentos sobre cooperativismo e empreendedorismo para 188.514 alunos.

O programa foi criado em 1995 pelo Sistema Sicredi, no Rio Grande do Sul, com o objetivo, construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Por meio de práticas de educação cooperativa, envolve modalidades como o agronegócio, educação, esporte, mobilização solidária, meio ambiente, empreendedorismo e saúde.

A iniciativa integra a cooperativa aos sistemas de educação dos municípios onde atua o Sicredi, produzindo frutos para a comunidade. O primeiro passo parte das secretarias municipais de Educação em aceitar o convite para a implantação do programa. Depois, disponibilizam o corpo docente para que seja capacitado à metodologia.