sexta-feira, 15 de junho de 2012

ECONOMIA VERDE PRECISA DE TEMPO

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu na quinta-feira que a proposta de criação de um fundo global para financiar a transição para uma economia verde seja analisada com olhos voltados para o médio e longo prazos. "A conferência acontece no curto prazo mas tem mandato para buscar soluções permanentes e concretas de médio e longo prazos", declarou a ministra quando questionada se as dificuldades da economia mundial poderiam dificultar o avanço da proposta defendida pelo G-77 e a China, de criar um fundo internacional de US$ 30 bilhões por ano com essa finalidade.
Perguntada ainda se os países desenvolvidos estariam irredutíveis em ceder em algumas das negociações em andamento na Rio+20, ela negou. "Cedem. Você já participou de alguma discussão internacional? Parece que não", disse a ministra, após participar de evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para apresentar um relatório com iniciativas de sustentabilidade implementadas pelo setor.
Izabella afirmou que as discussões sobre o papel da indústria na construção de uma economia sustentável devem ser feitas globalmente. Na visão dela, devem ser perseguidos o incremento da competitividade e a realização de investimentos mais transparentes em sustentabilidade. "Estamos falando de mercado, de inovação tecnológica, de custos e também de aspectos regionais. Temos de entender onde estão as assimetrias e buscar uma visão de médio e longo prazos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário